Conheça chá pouco explorado no Brasil que pode prevenir esse câncer

Estudos científicos destacaram a eficácia da erva no combate do câncer que atinge mais 2,3 milhões de mulheres por ano

Chá pode ser o caminho de novos tratamentos contra a doença | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo chinês mostrou o potencial dos efeitos do chá de oolong no crescimento das células causadoras do câncer de mama, reduzindo drasticamente o risco da doença. A pesquisa foi publicada na Anticancer Research.  No texto, os especialistas revelam que trataram algumas células cancerígenas (ER+, PR+, HER2+ e triplo negativo) com diferentes concentrações de chá verde, oolong e preto.

Na pesquisa, descobriu-se que os extratos de chá oolong são eficazes no bloqueio e redução dos danos ao DNA causados pelas células cancerígenas, inibindo seu crescimento e proliferação. Esse não é o único benefício: o chá oolong também tem potencial quimiopreventivo. O estudo envolveu milhares de pessoas que vivem na China e na província de Fujian. 

Nessas áreas, grandes quantidades de chá oolong são consumidas como parte da dieta diária. Os pesquisadores observaram que quem bebia essa bebida tinha um risco 50% menor de desenvolver câncer de mama e 68% menos risco de morrer por causa desse tumor do que a média nacional.

Atualmente, 78% do chá produzido no mundo é preto, 20% é chá verde, enquanto apenas 2% da produção diz respeito ao chá oolong, uma percentagem muito pequena que poderá aumentar se as propriedades benéficas desta planta se confirmarem.

Outros benefícios

  • Auxilia no emagrecimento

Em primeiro lugar, a presença dos chamados polifenóis no chá é quem realiza este trabalho. Estes antioxidantes dificultam a absorção da gordura num processo que também ajuda no combate ao colesterol ruim. Além disso, assim como os chás preto e verde, ele também tem um efeito termogênico. Desta maneira, aumenta o metabolismo, fazendo o corpo literalmente queimar mais calorias.

  • Dá energia

Nesse sentido, o fornecimento da energia pode ser explicado pela presença da cafeína na composição da bebida ou mesmo da ativação de enzimas que ajudam a usar a gordura armazenada.

  • Melhora função cerebral

Assim, tendo em vista a atuação diversa da cafeína, notamos que ela pode aumentar a liberação de noradrenalina e dopamina, dois hormônios benéficos ao humor e atenção do cérebro.

  • Previne o envelhecimento precoce

Ainda em função dos antioxidantes presentes, eles atuam no combate aos radicais livres, protegendo as células. Este resultado é visto principalmente na pele, com a maior elasticidade e a prevenção do aparecimento de rugas, que são sinais que podem aparecer desde cedo.

  • Efeito detox

Mais uma vantagem do Oolong é que ele possui um efeito detox, que está na moda hoje em dia. Assim, através de seus componentes, ele auxilia no funcionamento do fígado ao atuar na eliminação de substâncias tóxicas.

  • Combate de doenças

Segundo pesquisas, a bebida ajuda reduzir níveis de açúcar no sangue ,aumentando a sensibilidade à insulina, o que regula a glicemia e diminui o risco à diabetes . Ademais, também ocorre uma redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e doenças cardíacas.

  • Regula o intestino

Por fim, também ajuda a regular o seu intestino. Por isso, ele é uma boa opção para quem sofre de problemas como a prisão de ventre.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES