Conheça fruta exótica que age como reguladora do nível de açúcar no sangue

Fruta exótica surge como uma alternativa natural para ajudar a controlar e prevenir a diabetes

A fruta com gosto peculiar tem ganhado espaço na busca por soluções naturais para manter a glicemia sob controle | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a carambola, fruta exótica de sabor peculiar, tem ganhado destaque por sua capacidade de atuar como reguladora dos níveis de açúcar no sangue? Os compostos antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina presentes na fruta, oferecem um escudo protetor contra problemas de saúde que incluem infarto, derrame, aterosclerose e diabetes.

Dados da Federação Internacional de Diabetes revela que o número de pessoas com a condição aumentou em 74 milhões, totalizando 537 milhões de adultos no mundo em 2021. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões de pessoas com a doença, cerca de 7% da população.

Com a crescente, a busca por soluções naturais para manter a glicemia sob controle acaba sendo mais importante do que nunca. A diabetes, se não controlada adequadamente, pode levar a uma série de complicações graves, incluindo doenças cardiovasculares, danos nos rins e nos nervos, perda de visão e problemas de circulação.

A carambola surge como uma alternativa natural para ajudar a controlar e prevenir a diabetes. Rica em fibras, a fruta exerce um papel importante na desaceleração da absorção de carboidratos dos alimentos, o que, por sua vez, auxilia na regulação dos níveis de glicose no sangue. Além disso, a carambola é uma fonte de antioxidantes, como os flavonoides e o ácido gálico, que atuam contra os radicais livres, protegendo as células produtoras de insulina.

Benefícios da carambola

Os benefícios da carambola não se limitam à regulação do açúcar sanguíneo. Essa fruta também desempenha um papel crucial em outras condições, como:

  • Controle do colesterol: a carambola tem fibras, contribuindo para reduzir a absorção de gordura e controlar os níveis de colesterol total e LDL no sangue.
  • Controle da pressão arterial: a presença de potássio e água na carambola ajuda a eliminar o excesso de sódio. O que contribui para a prevenção da pressão alta.
  • Saúde intestinal: suas fibras atuam como prebióticos, fortalecendo a flora intestinal e combatendo a prisão de ventre.

Cuidados com o consumo

A fruta pode ser consumida in natura ou em sucos, doces e saladas. É essencial lembrar que, como em tudo na vida, a moderação é fundamental para aproveitar todos os benefícios dessa fruta exótica. Pessoas com problemas renais devem evitar seu consumo, devido à presença de caramboxina, que pode causar efeitos adversos graves. A carambola pode ser apreciada ao natural, em sucos, doces ou geleias, além de poder ser incorporada em pratos salgados.

Em resumo, o consumo consciente e moderado é fundamental para desfrutar de seus benefícios sem comprometer a saúde. Por fim, sempre consulte um profissional de saúde antes de fazer grandes mudanças em sua dieta, especialmente se você tiver condições médicas pré-existentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES