Conheça medicamento que mantém pessoas magras independente da alimentação

Droga que está sendo desenvolvida por cientistas do Texas nos Estados Unidos acelera o metabolismo e impede o acúmulo de gordura

Droga ajudou ratos em dietas ricas em gordura a manter o peso baixo e preservar a saúde do fígado | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade do Texas pode dar vida a uma pílula ‘milagrosa’ que pode ajudar a manter as pessoas magras, independente de o quanto comam. De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento da droga, o químico acelera o metabolismo do corpo e o torna muito mais eficiente na quebra de açúcar e gordura. Os resultados foram divulgados pela revista Cell Reports.

O medicamento em desenvolvimento faz isso impedindo que o magnésio seja transportado para a mitocôndria, a parte da célula responsável pela produção de energia e queima de calorias. Nos testes do estudo foram utilizados camundongos, que receberam a droga e foram alimentados com uma dieta ocidental de alto teor calórico. Os animais ‘ficaram magros’ apesar de comerem mais calorias do que queimaram.

Enquanto os ratos que foram alimentados com a mesma dieta de alto teor calórico e não receberam a droga viram sua gordura corporal aumentar. Assim como o peso corporal, os camundongos que receberam a droga também apresentaram colesterol mais baixo e níveis de açúcar no sangue mais baixos. Isso sugere que a droga – chamada CPACC – também evita todas as consequências de uma dieta ruim para a saúde.

Substância alvo

A pesquisa estudou o papel do magnésio no metabolismo – as reações químicas nas células do corpo que transformam alimentos em energia – há anos. Eles mostraram anteriormente que muito magnésio diminui a produção de energia nas mitocôndrias, apelidadas de ‘usinas de energia celular’.

A descoberta foi a inspiração para a nova droga, que funciona eliminando um gene específico chamado MRS2, que promove o magnésio na mitocôndria. Ao desligar esse gene, ele reduz a quantidade do mineral que entra na célula e, portanto, aumenta o metabolismo. No entanto, algumas limitações foram pontuadas no estudo.Uma delas é que o medicamento foi testado em camundongos e pesquisas muito mais extensas serão necessárias. A equipe entrou com um pedido de patente para o medicamento e espera testá-lo em humanos nos próximos anos.

Além disso, o gene Mrs2 foi completamente desativado em alguns camundongos, o que significava que os pesquisadores não podiam estudar seus efeitos em órgãos específicos. Mrs2 está presente em uma variedade de órgãos, incluindo cérebro, coração, rins e pulmões, e desligá-lo completamente pode ter um efeito negativo em outras partes do corpo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES