Conheça nova vacina contra o câncer que reduz o risco de morte em 41%

A vacina se mostrou eficaz em casos até avançados de câncer de pulmão

Com 82% de mortalidade, câncer de pulmão é o que mais mata no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A revista científica Anais da Oncologia registrou recentemente os promissores resultados da vacina Tedopi, que se mostrou eficaz em reduzir o risco de morte em 41% no período de um ano para pacientes com câncer de pulmão. O avanço foi particularmente eficiente entre os pacientes com a forma mais comum de câncer de pulmão – câncer de pulmão de células não pequenas – geralmente causado pelo tabagismo. 

Os resultados foram verificados mesmo em pacientes cujo câncer se encontrava em estado de metástase, onde o tumor já havia se espalhado além do local original. A Tedopi é uma criação da Ose Immunotherapeutics, uma empresa baseada em Nantes, na França. A companhia francesa, que já foi destaque por distribuir notícias animadoras para quem luta contra o câncer, afirmou que a Tedopi é uma “vacina pronta para uso”. 

A vacina não apenas apresenta um potencial para reduzir o risco de morte, mas seus estudos sugerem que também pode promover uma melhoria na qualidade de vida do paciente. Ao contrário da prevenção contra o câncer, a Tedopi é usada para tratar o câncer de pulmão. Sua ação é semelhante à vacina tradicional. 

O novo produto possui proteínas semelhantes às dos tumores, que estimulam as células de defesa do corpo, conhecidas como linfócitos T. Essas células, então, reconhecem e eliminam as células do câncer. Existem outras vacinas que têm se mostrado eficientes contra diferentes tipos de câncer.

Em dezembro de 2022, a Moderna e a Merck realizaram um ensaio preliminar de uma vacina de RNA mensageiro contra o melanoma em estágio avançado, uma forma agressiva de câncer de pele. A BioNTech e a Roche, por sua vez, também têm registrado progressos significativos no tratamento de pacientes com câncer no pâncreas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES