Conheça o tipo de leite que pode ajudar a reduzir colesterol alto

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto

4 em 10 brasileiros têm um diagnóstico de colesterol alto | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova pesquisa revelou que o leite de soja possui diversas propriedades capazes de diminuir os níveis do colesterol em até 70%. O colesterol é um dos tipos de gordura encontrados e produzidos naturalmente pelo corpo humano. Suas funções são essenciais para uma boa saúde e incluem a produção de hormônios e sais biliares. Mesmo com os benefícios, o nível elevado de colesterol é uma das principais causas das doenças cardiovasculares.

De acordo com a renomada pesquisadora da ONG Viva, do Reino Unido, Justine Butler, qualquer produto derivado da soja, como iogurte ou proteína de soja, possui o beneficio de reduzir o colesterol alto. Para conseguir esse resultado impressionante, basta consumir 100 gramas de tofu, um copo de mililitros de leite de soja ou um pequeno pote de iogurte de soja por dia. 

Os alimentos à base de plantas demonstram ser benéficos para o colesterol devido à sua baixa quantidade de gordura saturada e ao alto teor de proteínas. Essas características são uma das principais razões pelas quais esses alimentos têm impacto positivo na saúde cardiovascular. “A soja também contém fibras, gorduras insaturadas e uma variedade de vitaminas e minerais, portanto, substituir carne e laticínios por tofu, leite de soja e alternativas de carne à base de soja é uma ótima maneira de reduzir o colesterol”, disse ela.

Ainda segundo a especialista, os resultados indicam que determinadas proteínas presentes na soja têm a capacidade de inibir a atividade de uma enzima hepática relacionada à produção do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”. “Os cientistas investigaram duas proteínas de soja que se acredita estarem envolvidas e descobriram que uma chamada B-conglicinina é particularmente significativa. O estudo sugere que os peptídeos de soja digeridos podem ser capazes de reduzir o colesterol em níveis comparáveis às estatinas”, comentou.

Diferença do colesterol ruim e bom

Presente no fígado, a substância é dividida de acordo com suas funções. Os nomes mais conhecidos e questionados são o HDL e o LDL, siglas para as lipoproteínas responsáveis pelo transporte do colesterol. A diferença entre o HDL e o LDL mais conhecido é que um é bom, caso do HDL, e o outro mau, o LDL. Mas, existem outros fatores que também apontam suas diferentes formas de agir nos sistemas corporais.

  • Como funciona o colesterol HDL:

Produzida pelo organismo, a lipoproteína conhecida como HDL é de alta densidade e responsável por remover o excesso de colesterol dos tecidos corporais. O HDL conduz os cristais de colesterol para o fígado, onde serão quebrados e metabolizados mais uma vez para, assim, serem descartados do corpo. Em níveis elevados, esse tipo de colesterol é capaz de reduzir os riscos de doenças do coração e ter ações anti-inflamatória e antioxidante.

  • Colesterol LDL:

Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias. Esse acúmulo cria placas de gordura nos vasos sanguíneos e dificulta o fluxo de sangue, podendo levar a problemas no coração e até no cérebro.

Riscos 

Conhecido como o “assassino silencioso”, o colesterol elevado pode desencadear danos nas artérias sem apresentar muitos sintomas alarmantes. O maior motivo de preocupação é que essa substância gordurosa aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas e derrames. 

Além disso, o colesterol alto pode levar a complicações como a doença arterial periférica (DAP), uma condição que afeta as extremidades do corpo, resultando em dor e desconforto nas mãos e nos pés, prejudicando atividades simples como caminhar. A falta de tratamento adequado para a DAP pode até levar à amputação de membros. Por essa razão, é de extrema importância manter os níveis de colesterol controlados e sob vigilância constante.

Prevenção do colesterol alto

Mudanças simples no estilo de vida ajudam a reduzir os níveis elevados de colesterol, tais como:

  • Reduzir as gorduras saturadas na dieta
  • Eliminar as gorduras trans
  • Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes gordurosos
  • Aumentar a fibra solúvel, como frutas e legumes
  • Fazer exercício físico
  • Parar de fumar


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES