Conheça os fatores que desencadeiam a crise de pânico, enfrentada por Sandy

Em entrevista, cantora relembrou as crises de pânico que enfrentou ao ter que retornar aos palcos após gestação

Sandy concedeu entrevista ao 'Quem Pod, Pod', podcast de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta última terça-feira (15), a cantora, compositora e atriz Sandy, participou do 'Quem Pod, Pod', podcast de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme. Nele, a artista desabafou sobre diversos temas polêmicos que aconteceram durante sua carreira. Além de maternidade, relacionamentos e exposição na mídia, um dos tópicos foram suas crises de pânico ao retornar aos palcos.

A artista relembrou que, depois de ter virado mãe, a volta aos palcos foi um momento de grande insegurança, o que acabou desencadeando as crises: “Fiquei apavorada, não sabia se saberia ser artista de novo. Tive crises de pânico, várias! Tinha dia que eu ficava chorando e falando: ‘eu não vou conseguir outro ensaio, não vou conseguir outro ensaio… não consigo fazer isso”, contou.

“Eu não sabia se eu dava conta do tamanho, dessa visibilidade, dessas atenções muito voltadas para nós, eu não sabia se eu queria aquilo, era muita responsabilidade. E também porque os shows tinham duas horas e pouco [de duração], eu tinha que cantar, dançar, trocar de roupa, ser artista pop de novo, do nada, virar essa ficha. Eu não sabia se eu sabia fazer isso de novo, eu estava com medo, de verdade”, desabafou Sandy.

Em seguida, Sandy disse que seu ritmo mudou totalmente com a chegada do filho, Theo, hoje com 9 anos: “Tive que puxar o freio”, revelou. “Desde que fui mãe, eu passei a trabalhar muito menos. Eu adquiri outro ritmo. O meu ritmo já era mais lento desde quando comecei a carreira solo. (…) Tem um bando de coisas que agora eu posso escolher e eu não quero mais. Agora eu me sinto muito mais livre para percorrer um caminho só meu e posso traçar do jeito que eu quiser”, pontuou

O que é a crise de pânico?

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento. O gatilho que dispara essa resposta exacerbada ocorre na região central do cérebro, que é responsável pelo controle das emoções e da liberação de adrenalina. Esse hormônio faz com que o organismo se prepare para fugir ou lutar diante de uma situação de perigo.

Quais fatores desencadeiam? 

Um ataque de pânico tende a ocorrer em casos de ansiedade severa. Pode acontecer  diante de algum gatilho conhecido, como exposição a uma situação traumática ou a algo que cause medo, mas também pode ocorrer de maneira inesperada, sem uma causa óbvia. Há pessoas que sentem a crise de pânico durante ou ao final de um período muito estressante, como em crises financeiras, brigas, separações.

Alguns dos sintomas podem incluir:

  • Falta de ar e respiração ofegante;
  • Palpitação;
  • Suor;
  • Tontura;
  • Formigamento nos dedos;
  • Tremores;
  • Sensação de estar fora do corpo;
  • Medo de morrer;
  • Náuseas.

Como lidar? 

Diante da iminência de uma crise de pânico, algo muito simples pode ajudar: a respiração. A ideia é tirar o foco para os sintomas que estão aparecendo no corpo e respirar lenta e profundamente. Parece bobo, mas não é. Nossa respiração é um calmante natural e pode ajudar numa leve sensação de relaxamento. Nesse momento de grande ansiedade, procure respirar estufando o abdômen, fazendo com que o ar passe pelo diafragma em um ritmo ideal de sua respiração.

Enquanto respira, tente identificar 5 coisas que você pode ver, 4 coisas que pode tocar, 3 coisas que pode ouvir, 2 coisas que pode cheirar, 1 coisa que pode sentir o gosto. Isso ajudará a tirar o foco da situação estressante. É claro que, como toda doença, o transtorno de pânico também exige acompanhamento médico e tratamento, que pode incluir medicamentos e psicoterapia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES