Conheça os hábitos comuns que estão destruindo a saúde do seu coração

A maioria dos problemas do coração pode ser evitada com mudanças de hábitos

Alguns hábitos podem destruir a saúde do seu coração | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 80% das mortes por doenças cardiovasculares - considerada a causa número um de mortes em todo o mundo - foram provocadas por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). Mas você sabia que a maioria dos problemas do coração pode ser evitada com mudanças de hábitos e com a escolha de um estilo de vida mais saudável?

A prática de atividade física e a escolha por uma alimentação saudável estão no topo da lista de hábitos que ajudam a prevenir doenças cardíacas. “Se exercitar é ótimo para fortalecer a saúde do seu coração. E quando eu falo que você deve praticar atividade física regularmente, não estou falando apenas de praticar algum esporte. Pequenos hábitos diários, como caminhar até o trabalho ou trocar o elevador pela escada já são benéficos para o seu coração”, aconselha a cardiologista Superbi Vidal, em seu blog.

A alimentação também é importante. “O que você come está diretamente ligado à sua saúde e isso explica por que uma dieta rica em alimentos ultraprocessados, cheios de gorduras saturadas e açúcares é prejudicial à saúde do seu coração. A dieta pobre em vegetais e rica em açúcares e gorduras leva ao estresse oxidativo, ou seja, excesso de radicais livres no organismo, podendo interferir no funcionamento celular e aumentar a predisposição para o desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas (como demência), diabetes, câncer e até envelhecimento precoce”, completa.

A médica cita o fumo e o álcool como fatores de risco para desenvolver problemas do coração e explica que eliminar essas práticas pode trazer um ganho de qualidade de vida. “Sempre que mencionamos os malefícios do cigarro, logo pensamos nos problemas pulmonares. No entanto, o mais conhecido inimigo do pulmão também pode trazer doenças para o coração. Não sei se você sabe, mas quem fuma pode ter sua expectativa de vida reduzida em até 20 anos. Além disso, um único cigarro é capaz de prejudicar a saúde do coração e aumentar o risco de surgimento de 50 doenças diferentes. Afinal de contas, o cigarro possui cerca de 4.700 substâncias tóxicas”, alerta. 

“Outro hábito nocivo à saúde é a ingestão de bebidas alcoólicas. As bebidas alcoólicas funcionam como agente excitador, elevando a pressão arterial e causando arritmia cardíaca, o que pode levar a morte súbita ou infarto em casos extremos. Os energéticos também são prejudiciais à saúde do coração por apresentarem alto grau de cafeína em sua composição e por diminuírem a sensação de embriaguez, fazendo que você beba uma quantidade maior da bebida, o que, consequentemente, aumenta a probabilidade de problemas cardíacos”, afirma.

Ela também traz a obesidade como fator de risco para problemas cardíacos. “Quanto mais grave a obesidade, maior será o esforço do coração para bombear o sangue. O coração sobrecarregado tende a apresentar um aumento da espessura muscular (hipertrofia), podendo evoluir para perda da força de contração e insuficiência cardíaca”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES