Conheça os primeiros sinais de diabetes que podem aparecer na boca

Os sintomas do diabetes não costumam aparecer no início e, quando aparecem, nem sempre são óbvios

Sinais de diabetes podem aparecer na boca | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os sintomas do diabetes não costumam aparecer no início, por isso essa condição acaba passando despercebida por bastante tempo e nem sempre esses sinais são óbvios. Às vezes o paciente pode passar anos sem saber que tem o problema. Algumas vezes, os primeiros sintomas de de que seus níveis de sangue estão elevados podem aparecer na boca.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), exemplo de sinal que pode aparecer na boca são as gengivas sangrando ou doloridas. Pessoas com diabetes tendem a ter esses que são sintomas de doenças gengivais. Isso acontece devido ao fato de os elevados níveis de glicose no sangue facilitarem o crescimento de bactérias na boca, deixando a gengiva dolorida, vermelha e inchada. É possível, inclusive, que aconteça o sangramento durante a escovação.

A condição precisa ser tratada para não evoluir para doença  periodontal. Nesse caso, pode desencadear outros sintomas como mau hálito e até perda dos dentes. Outros sinais de diabetes que podem aparecer na boca são boca seca, candidíase oral, hálito frutado e infecções fúngicas orais. Caso algum destes sintomas de manifeste, é preciso buscar ajuda profissional.

Cuidados odontológicos   

Diante disso, o cuidado odontológico não pode ser deixado de lado. É importante que as pessoas com diabetes consultem o dentista regularmente e mantenham um bom controle do açúcar no sangue para reduzir o risco de problemas bucais relacionados ao diabetes. Ao ir ao dentista é importante informar sobre a condição de diabetes.

O diabetes

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para diabetes são fatores genéticos e a ausência de hábitos saudáveis. Além desses, há ainda o diagnóstico de pré-diabetes; pressão alta; colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue; sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura; pais, irmãos ou parentes próximos com diabetes; doenças renais crônicas; mulher que deu à luz criança com mais de 4kg; diabetes gestacional; síndrome de ovários policísticos; diagnóstico de distúrbios psiquiátricos - esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar; apneia do sono e uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES