Conheça os sinais e causas do câncer que vitimou Aracy Balabanian

Aracy Balabanian, que morreu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos, já estava em um estágio avançado do câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o quarto tipo mais comum do País, segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu nesta manhã de segunda-feira (7), a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada em comunicado pela Rede Globo. A artista marcou a televisão com papéis como Cassandra, em Sai de Baixo (1996-2002), e Dona Armênia, em Rainha da Sucata (1990).

A artista foi diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado. Ao passar por um tratamento para um derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões, a atriz teria descoberto dois tumores nos órgãos. Segundo Cris, secretária pessoal da atriz, ela recebia cuidados paliativos e estava cercada por amigos e familiares, que já estavam cientes do delicado estado de saúde.

"Ela estava internada desde a última quinta, teve uma piora e a levamos ao hospital. Quando ela deu entrada na Clínica São Vicente, e os médicos, inclusive o médico particular dela, já nos falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estávamos cientes que era o fim. Ela fez a passagem sem dor, cercada pelos amigos e pela família", contou à Quem.

Quais os sinais do câncer de pulmão?

Geralmente, os sintomas de câncer de pulmão normalmente só aparecem quando a doença já está em uma fase mais avançada, podendo ser notada tosse seca e persistente, dificuldade para respirar, falta de ar, cansaço excessivo, dor no tórax e perda de peso sem causa aparente. O tratamento para câncer de pulmão varia de acordo com o tipo de câncer e características, podendo ser indicada a realização de cirurgia e sessões de quimioterapia e/ ou radioterapia.

Os principais sintomas de câncer de pulmão são:

  • Tosse seca e persistente;
  • Dificuldade em respirar;
  • Falta de ar;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda de peso;
  • Rouquidão;
  • Dor nas costas;
  • Dor no tórax;
  • Sangue no catarro;
  • Cansaço extremo.

Sintomas nos estágios mais avançados

Como citado anteriormente, em sua grande maioria, o câncer de pulmão é identificado nos estágios mais avançados. Nessa fase, os sintomas normalmente incluem catarro com sangue, dificuldade em engolir, rouquidão e infecção pulmonar recorrente. Além disso, podem haver manifestações e complicações do câncer de pulmão, como o tumor de Pancoast e a metástase, que apresentam sintomas mais específicos:

  • 1. Tumor de Pancoast

O tumor de Pancoast, tipo de câncer de pulmão localizado na parte superior do pulmão direito ou esquerdo, possui sintomas mais específicos, como inchaço e dor no braço e ombro, redução da força muscular e aumento da temperatura da pele na região da face, ausência de suor e queda da pálpebra.

  • 2. Metástase

A metástase acontece quando as células cancerígenas são transportadas para outros locais do corpo por meio da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos. A metástase pode acontecer em poucos meses e, dependendo do local de ocorrência, pode causar diferentes sintomas.

Na metástase pulmonar pode haver dor no tórax, não relacionada com a respiração, ou derrame pleural (líquido na pleura). Na metástase cerebral pode haver a dor de cabeça, náuseas, vômitos e, até, déficits neurológicos. No caso da metástase óssea, pode ocorrer dor nos ossos e fraturas recorrentes. Quando existe metástase hepática é comum o aumento do tamanho do fígado, ligeira perda de peso e dor no lado superior direito da barriga.

Causas

O principal responsável pelo desenvolvimento de câncer no pulmão é o uso de cigarro, pois cerca de 90% de todos os casos deste tipo de câncer acontece em fumantes, sendo que o risco aumenta de acordo com o número de cigarros fumados por dia e o número de anos que se é fumante. No entanto, o câncer de pulmão também pode acontecer em quem nunca fumou, especialmente em quem está em contato frequente com a fumaça do cigarro ou a outros produtos químicos como radônio, arsênico ou berílio, por exemplo, embora esse risco seja muito inferior ao de quem fuma.

A fumaça do cigarro é composta por diversas substâncias cancerígenas que preenchem os pulmões durante o fumo, como alcatrão e benzeno, que provocam lesões nas células que revestem o interior do órgão. Quando estas lesões acontecem de vez em quando, o pulmão pode ser capaz de se reparar, mas quando acontecem constantemente, como no caso dos fumantes, as células não conseguem se recuperar rapidamente, provocando a multiplicação errada das células e, consequentemente, o câncer.

Tratamento

O tratamento para o câncer de pulmão depende do tipo de tumor, características, presença de metástases e das condições clínicas do paciente. Assim, o médico pode indicar a realização de cirurgia para remover parte ou todo o pulmão, caso a doença esteja localizada. Além disso, o médico pode indicar a quimioterapia, imunoterapia e/ou terapia-alvo antes ou após a cirurgia, para diminuir o tumor ou para garantir a eliminação de todas as células cancerígenas. Veja mais detalhes do tratamento para câncer de pulmão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES