Conheça os sinais e saiba diferenciar o câncer de couro cabeludo de caspas

Quando diagnosticado em fases iniciais, na maioria dos casos, existem altas taxas de cura

O melanoma de couro cabeludo é um tumor de comportamento mais agressivo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o câncer de pele é o tipo da neoplasia mais comum e frequente no Brasil? Entre todas as variações dessa doença, a pele representa cerca de 30% de todos os casos registrados no país. A boa notícia é que as chances de cura são muito altas quando o problema é detectado precocemente.

Muito se fala sobre a necessidade de usar o filtro solar para proteger a pele. No entanto, essa doença também pode afetar o couro cabeludo, região negligenciada por muitas pessoas. Existe a necessidade de protegê-la evitando a exposição ou utilizando um método de bloqueio adicional, como chapéus e bonés específicos para este fim. Isso é ainda mais importante para quem tem uma pouca quantidade de cabelo ou apresenta calvície, uma vez que a exposição do couro cabeludo é maior.

O câncer que atinge o couro cabeludo é uma forma menos conhecida de câncer de pele, conhecido como malignidade cutânea do couro cabeludo. Refere-se a crescimentos cancerígenos que ocorrem na cabeça. Esse tipo de câncer pode ocorrer devido à exposição à radiação ultravioleta (UV) nociva. 

O fato do couro cabeludo ser comumente coberto por cabelo, fica mais difícil detectar alterações na pele, dificultando a detecção precoce da doença. Além disso, os sintomas podem ser confundidos com sinais de ocorrências normais, como couro cabeludo irritado ou caspa. Os sinais e sintomas do câncer de couro cabeludo variam dependendo do tipo de câncer presente. Conheça alguns dos mais comuns:

Ferida persistente ou ferida que não cicatriza

Uma ferida no couro cabeludo que não cicatriza ou que volta após desaparecer pode ser um sinal de câncer. Além disso, coceira persistente e sensibilidade em uma área específica do couro cabeludo que não melhora com cuidados regulares também merece atenção.

Caroço, inchaço ou mancha irregular de pele

Um nódulo, caroço ou inchaço no couro cabeludo que persiste e cresce com o tempo pode ser um sinal de alerta. Essas alterações no couro cabeludo geralmente parecem escamosas, ásperas ou com crostas, com mudanças na cor ou na textura. Nesse caso, é importante que seu couro cabeludo seja examinado por um profissional.

Ulceração, ferida aberta ou sangramento

Feridas abertas ou úlceras que não cicatrizam dentro de algumas semanas podem ser sinais de câncer. Além disso, sangramento inexplicado do couro cabeludo também pode ser um sinal de alerta.

Alterações no padrão de crescimento do cabelo

Se você notar mudanças perceptíveis no padrão de crescimento do cabelo no couro cabeludo, é melhor consultar um médico. Embora essa alteração, como afinamento ou perda de cabelo em uma área localizada, possa não ser necessariamente ser consequência de um câncer, é melhor não ignorá-la.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES