Conheça os sintomas e saiba como identificar a Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout tem como principal causa o excesso de trabalho

O excesso de trabalho pode levar à Síndrome de Burnout | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, tem como principal causa o excesso de trabalho. Esse distúrbio emocional vem acompanhado de sintomas de exaustão extrema, esgotamento físico e estresse, que são consequências de situações desgastantes de trabalho.

Os profissionais que estão mais susceptíveis a desenvolver esse problema são aqueles que trabalham constantemente sob pressão, como enfermeiros, médicos, jornalistas, policiais, professores, dentre outros. Dentre os primeiros sintomas que costumam aparecer, estão irritabilidade, cansaço constante, isolamento e dificuldade de realizar as tarefas.

Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional recebe objetivos de trabalho muito difíceis, a ponto de achar, por algum motivo, que não tem capacidades suficientes para conseguir alcançá-los. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Diagnóstico

O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feita por profissional especialista após análise clínica do paciente. O psiquiatra e o psicológo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso. Muitas pessoas não buscam ajuda médica por não saberem ou não conseguirem identificar todos os sintomas e, por muitas vezes, acabam negligenciando a situação sem saber que algo mais sério pode estar acontecendo.

Tratamento

O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). O tratamento normalmente surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso. Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilos de vida.

A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença.  Após diagnóstico médico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas - amigos, familiares, cônjuges, etc.

Principais sintomas:

Cansaço excessivo, físico e mental;

Dor de cabeça frequente;

Alterações no apetite;

Insônia;

Dificuldades de concentração;

Sentimentos de fracasso e insegurança;

Negatividade constante;

Sentimentos de derrota e desesperança;

Sentimentos de incompetência;

Alterações repentinas de humor;

Isolamento;

Fadiga;

Pressão alta;

Dores musculares;

Problemas gastrointestinais;

Alteração nos batimentos cardíacos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES