Conheça os super benefícios da melancia e entenda por que incluir na dieta

A melancia é rica em macronutrientes importante para o nosso organismo

A melancia é rica em nutrientes e ajuda a manter o corpo hidratado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ela pode ser consumida in natura, em sobremesas ou sucos. Essa é a melancia, uma fruta versátil, refrescante, doce, saudável e com poucas calorias que pode agradar os mais diferentes paladares. No entanto, o fato de ser um alimento bastante doce faz com que algumas pessoas questionem se seu consumo é aliado de uma alimentação saudável. 

“Melancia é uma fruta com bastante quantidade de água e com baixas calorias, uma ótima opção para ajudar na hidratação ao longo do dia, assim como o melão. Por conter bastante fibra, auxilia no bom funcionamento intestinal”, disse ao Sport Life a nutricionista Andrea Santamaria, tranquilizando os mais incrédulos quanto aos benefícios da fruta.

O fato de ser um alimento que auxilia na hidratação, por ser rico em água, a melancia não ajuda apenas atletas profissionais e amadores a se manterem hidratados, ela serve como boa opção ao longo do dia para qualquer pessoa. Segundo a nutricionista, ela é ideal para ser consumida na hora do café da manhã, como “snacks” no período da tarde ou até no momento de descontração com os amigos.

E seus benefícios não param na sua capacidade de manter um indivíduo hidratado. “Rica em Vitamina A, C e licopeno, ótimos antioxidantes, a melancia ajuda a reduzir o estresse oxidativo, sendo assim favorável para a recuperação muscular e prevenção de doenças cardiovasculares”, complementou Andrea Santamaria.

Outro impacto da melancia para saúde

A melancia é rica em macronutrientes importante para o nosso organismo. “Assim como a pitaya, a melancia é rica em vitamina C, licopeno e betacaroteno. Também é fonte de vitaminas do complexo B, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e cobre, minerais que fazem parte das estruturas osteomusculares e impulsos neurológicos. Por ser uma fruta de grande produção no Brasil, é uma boa alternativa para o consumo desses micronutrientes”, garantiu a nutricionista Camila Malafronte, em entrevista ao Sport Life.

Dado

Em 2020, o Instituto de Economia Agrícola (IEA) informou que a produção nacional de melancia foi de 2 milhões de toneladas. Os estados do Rio Grande do Norte (17,4%), Rio Grande do Sul (12,6%) e São Paulo (12,5%) são os principais produtores, respectivamente. O instituto anunciou ainda o “Top 4” de produtores mundiais, que é composto por China, Irã, Turquia e Brasil. Os quatro países são responsáveis por 75% da produção mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES