Conheça os vírus que podem matar humanos até 2050: “medidas urgentes”

Vale pontuar que os cinco já causam juntos um grande número de mortes, a pesquisa foi divulgada através da renomada revista BMJ Global Health

Conheça os vírus que podem matar humanos até 2050: "medidas urgentes" | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e publicada nesta quinta-feira (02), revelou que cinco vírus transmitidos por animais, devem até o ano de 2050 aumentar sua taxa de mortalidade em até doze vezes. Vale pontuar que os cinco já causam juntos um grande número de mortes.

A pesquisa foi divulgada através da renomada revista BMJ Global Health. Os cinco vírus são: Ebola, Marburg, Machupo, Nipah e Sars (primo da Covid). Eles passarão por um aumento de casos e principalmente mortes de humanos, as questões que mais contribui para o aumento são as mudanças climáticas e do desmatamento.

De acordo com o Global Virome, órgão que monitora internacionalmente doenças em animais que representam risco à saúde humana, os cinco vírus são de alta periculosidade. Quatro deles, sendo o Ebola, o Marburg, o Sars e o Nipah, tem os morcegos como hospedeiros. O Machupo é transmitido por ratos silvestres

Conheça os vírus que podem matar humanos até 2050: "medidas urgentes" / Foto - Jornal da USP

As doenças já tiveram um crescimento expressivo se analisados os anos de 1963 a 2019, o número de 2050 tem como base a mesma linha de crescimento. Em 1990 os cinco faziam cerca de 500 vítimas por ano,  em 2010 esse número,o mais que dobrou e já chega a mil mortos por ano.

Somente os filovírus (Ebola e Marburg) causaram entre 1963 a 2019, 15.771 mortes, principalmente na África. Para 2050, somente em um ano esse número deve chegar a 12 mil. Segundo os pesquisadores, “são necessárias medidas urgentes para enfrentar um risco grande e crescente para a saúde global”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES