Conheça quais doenças podem ser transmitidas por uma agulha usada

Uma farmácia da rede Carrefour, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, vendeu para uma cliente um teste de glicemia com a agulha usada

Conheça quais doenças podem ser transmitidas por uma agulha usada | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma farmácia da rede Carrefour, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, vendeu para uma cliente um teste de glicemia com a agulha usada. O aparelho foi colocado em contato com o sangue de uma enfermeira, que após perceber o caso denunciou à polícia. O local fica dentro do mesmo supermercado onde um cachorro foi morto a pauladas em 2018. 

Em um vídeo obtido pelo meionorte.com, o gerente do estabelecimento assume a venda do medidor já usado. O Carrefour informou que a funcionária responsável pela venda do aparelho foi desligada da empresa. O ato poderia ter custado a vida da enfermeira, já que várias doenças podem ser contraídas através de sangue contaminado. 

Objetos que tiveram contato com o sangue de outra pessoa, tais como agulhas ou demais cortantes, não devem ser reutilizados em nenhuma hipótese. Eles podem ser chave para doenças como Hepatite B (HBV); Hepatite C (HCV) e talvez a mais grave de todas, o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

No caso do HIV, vale pontuar que por mais que exista, o risco é muito baixo. Os índices de transmissão do vírus através de uma picada com agulha contaminada é de apenas 0,3%. Isso se dá pelo fato de que fora do organismo o vírus não tem tanto tempo de vida. Outras doenças comuns são o vírus Epstein-Barr (EBV) e o tétano.

Conheça quais doença podem ser transmitidas por uma agulha usada / Foto - Reprodução O principal risco fica por conta da transmissão de hepatite B, a doença ataca diretamente o fígado, deixando o órgão inflamado e alterando sua funcionalidade. Em caso de acidente com esses objetos é recomendado lavar bem a área afetada e procurar imediatamente o atendimento médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES