Consumir carne processada aumenta risco de demência, diz pesquisa

Um estudo realizado no Reino Unido mostra que o consumo de carne processada pode trazer mais prejuízos ao corpo

Carne processada | Reprodução/Léo Roza/Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado no Reino Unido mostra que o consumo de carne processada pode trazer mais prejuízos ao corpo humano do que se imagina. O alimento está ligado a diversos casos de  Alzheimer e outras formas de demência, segundo apontou a pesquisa.

Outros estudos já relacionavam o consumo de alimentos como  salsichas e nuggets a outras doenças como diabetes do tipo 2, problemas cardiovasculares e outros tipos de câncer, portanto, eles nunca foram considerados alimentos saudáveis.

Estes alimentos podem ainda aumentar o risco de uma pessoa desenvolver sintomas mais graves de transtornos psiquiátricos.

O estudo foi realizado com base em dados de população do projeto de pesquisa UK Biobank, que coletou informações de saúde e genética de cerca de meio milhão de pessoas com idades entre 40 e 69 anos, entre os anos de 2006 e 2010.

Consumo de carne processada pode aumentar risco de demência (Reprodução/Léo Roza/Unsplash )

Os voluntários precisaram preencher um questionário sobre alimentação no início da pesquisa e outras fichas ao longo de 16 meses. Os pesquisadores também conseguiram rastrear a saúde dos participantes através do sistema de saúde do Reino Unido, descobrindo se eles desenvolveram demência ou morreram pela doença.

Cerca de 2.900 casos de demência foram diagnosticados em todo o grupo, durante um acompanhamento de oito anos. 

Ao analisar os dados da dieta de cada um desses pacientes, os cientistas descobriram que o risco de ter demência aumentou em 44% para cada 25 gramas de carne processada ingerida diariamente.

Porém, não conseguiram encontrar números relevantes ao consumo de carne em geral ou ainda para o consumo diário de carne de frango comum.

Por outro lado, o risco de demência diminuiu levemente para aqueles que comem, regularmente, carne vermelha não processada. O risco de adquirir a doença aumentou para quem possui a variação genética APOE ε4, o que já era esperado, mas esse risco não parece ter sido afetado pelo consumo de carne. 

"Nossas descobertas sugerem que o consumo de carne processada pode aumentar o risco de demência, e a ingestão de carne vermelha não processada pode estar associada a riscos mais baixos", diz a pesquisa.

Serão feitos novos estudos para avaliar os riscos de uma dieta a base de carne processada aos riscos de demência, além de descobrir como isso vem acontecendo. Enquanto isso, a recomendação é que o consumo seja reduzido para evitar o desenvolvimento da doença. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES