Consumir esta fruta todos os dias faz bem ao coração, revela estudo

Segundo os estudiosos, a quantidade ideal para consumo diário seria oito unidades dessa fruta

Consumir morangos faz bem ao coração | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Consumir cerca de oito morangos diariamente pode trazer benefícios cardiometabólicas, foi o que mostrou um estudo recente realizado por estudiosos em Tampa, nos Estados Unidos. Segundo a investigação apresentada no 9º Simpósio dos Benefícios das Berries à Saúde, isso se explica devido ao fato de o consumo periódico de morangos estar comprovadamente associado à saúde do nosso coração.

De acordo com as evidências científicas, não consumir frutas na quantidade adequada é um dos três principais fatores que leva ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver esse problema, é essencial que que se fique atento tanto à quantidade quanto à variedade de frutas na alimentação diária.

Por que a fruta atua na saúde do coração?

Para comprovar os benefícios do morango para a saúde do coração, os pesquisadores desenvolveram um estudo com base na observação de 33 adultos com obesidade. Durante o estudo, os participantes consumiram aproximadamente duas xícaras e meia de morangos todo os dias. Isso fez com quem se diminuísse de forma considerável a resistência dos participantes à insulina. Foi percebido ainda um aumento no tamanho das partículas de “colesterol bom”, quando comparado ao grupo que não consumia a fruta. 

“Nosso estudo dá suporte à hipótese de que a ingestão de morangos pode diminuir os riscos cardiometabólicos”, afirmou a autora principal da pesquisa, Arpita Basu. “Acreditamos, a partir desta evidência, que o morango pode desempenhar um papel vital em uma abordagem de ‘alimento como remédio’ para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em adultos”, completou.

Valor nutricional

Além disso, os pesquisadores destacaram ainda o valor nutricional dos morangos. A fruta é uma fonte diária importante de vitamina C, além de outros nutrientes e compostos bioativos que são essenciais à saúde. Essa é uma fruta deliciosa e muito versátil, podendo ser facilmente introduzida em variadas refeições diárias.

Benefícios do morango

O morango é uma fruta que tem atuação direta na diminuição do colesterol total e do “colesterol ruim”. Além disso, a fruta leva ao incremento do relaxamento vascular e de sua elasticidade,  reduz a inflamação, o estresse oxidativo e a resistência à insulina. Um estudo realizado no Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, analisou 34 adultos com hipercolesterolemia moderada e teve como resultado uma melhora importante da função vascular, em cerca de uma hora depois do consumo de morangos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES