Contar histórias diminui a dor e o estresse em crianças hospitalizadas

Um estudo com crianças em terapia intensiva no Brasil descobriu que contar histórias causa em estar aos pequenos

Crianças | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Crianças em terapia intensiva que contam com o apoio de contadores de histórias sentem menos dor e estresse, concluiu um estudo no Brasil.

Muitos hospitais infantis já contam com programas de contação de histórias com o objetivo de animar os pacientes. No entanto, esta pesquisa, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, sugere que também tem benefícios fisiológicos.

As histórias fornecem bbenefícios fisiológicos, diz estudo (Foto: reprodução)

“Até agora, as evidências positivas para contar histórias eram baseadas no 'bom senso' e consideradas pelo valor de face, em que interagir com a criança pode distrair, entreter e aliviar o sofrimento psicológico”, disse o Dr. Jorge Moll , do D'Or Institute for Research e Educação (IDOR), Brasil. “Mas faltava uma base científica sólida, especialmente no que diz respeito aos mecanismos fisiológicos subjacentes.”

A equipe, sediada no IDOR e na Universidade Federal do ABC, Brasil, estudou 81 crianças com idades entre 2 e 7 anos, todas internadas na unidade de terapia intensiva do Hospital Rede D'Or São Luiz Jabaquara, em São Paulo. Um grupo de 41 crianças cada teve uma sessão de 25-30 minutos com um contador de histórias, enquanto um grupo de controle de 40 crianças cada teve a mesma quantidade de tempo com os mesmos profissionais que contaram enigmas.

Antes e depois das sessões, a equipe coletou amostras de saliva de cada criança e avaliou o nível de dor. As amostras de saliva permitiram aos pesquisadores medir os níveis dos hormônios cortisol - que está relacionado ao estresse - e da oxitocina - que desempenha um papel na empatia.

Ambos os grupos de crianças se beneficiaram com as intervenções: todos tinham menos cortisol e mais ocitocina na saliva, sugerindo que estavam menos estressados e relataram menos dor e desconforto. No entanto, os resultados foram duas vezes mais fortes para o grupo de contadores de histórias do que para o grupo de controle .

As crianças também participaram de um exercício de associação de palavras ao final das intervenções com palavras como 'hospital', 'enfermeira' e 'médico'. A equipe relata que enquanto as crianças do grupo controle responderam à imagem de um hospital com “este é o lugar para onde as pessoas vão quando estão doentes”, o grupo de contadores de histórias respondeu com “este é o lugar que as pessoas vão para melhorar”.

Da mesma forma, as crianças do grupo de controle disseram “esta é a mulher má que vem me dar uma injeção” em resposta a um médico ou enfermeira, enquanto o grupo de contadores de histórias disse “esta é a mulher que vem me curar”.

“Considero este estudo um dos mais importantes dos quais participei, pela sua simplicidade, rigor e potencial impacto direto nas práticas em ambiente hospitalar, visando o alívio do sofrimento humano”, disse Moll.

“Por ser uma intervenção de baixo custo e alta segurança, potencialmente pode ser implementada em todo o sistema público, uma vez que estudos em larga escala verifiquem sua reprodutibilidade e eficácia. Pretendemos estendê-lo e replicá-lo em outros ambientes e grupos de pacientes e apoiar o voluntariado dedicado à nobre atividade de contar histórias, agora com evidências científicas mais sólidas ”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES