Criança de 2 anos morre após infecção por ameba comedora de cérebro

A infecção é extremamente rara, até 2006, foram registrados apenas 200 casos em todo o mundo

A ameba pode ser encontrada em água fresca e quente, como nascentes e lagos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (18), uma criança de 2 anos da pequena cidade de Woodrow, no sul dos Estados Unidos, perdeu a vida devido a uma infecção rara causada por uma ameba comedora de cérebro. Woodrow Turner Bundy contraiu o patógeno enquanto nadava com a família em um rio.

O terrível parasita, conhecido cientificamente como Naegleria fowleri, mata alarmantes 97% dos infectados. A ameba entra no corpo humano através do nariz, levando à desenvolvimento de uma rara doença chamada meningoencefalite amebiana primária (MAP), uma inflamação cerebral de rápido progresso que causa dores, rigidez na nuca, vômitos e raramente dá chances para a sobrevivência do paciente.

Onde ele é encontrado?

A ameba é encontrada em águas mornas, podendo proliferar em aquecedores de água. O protozoário sobrevive em temperaturas entre 40 ºC e 46 ºC, no entanto é incapaz de viver em água salgada. A infecção é extremamente rara, até 2006, foram registrados apenas 200 casos em todo o mundo.

Quais são os sintomas e o tratamento?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, os primeiros sintomas aparecem cerca de cinco dias após a infecção pela ameba. As mudanças no olfato e no paladar são comuns, seguidas por sintomas de meningite, como rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, confusão mental e enjoo.

Os primeiros sintomas podem ser confundidos com outras doenças, apesar da gravidade, como aconteceu no caso do pequeno Woodrow, cuja família inicialmente achou que se tratava de um resfriado. O tratamento para a infecção pela Naegleria fowleri é extremamente complexo.

Todo tratamento necessita de uma combinação de medicamentos antifúngicos e antibióticos potentes, os mesmos usados para combater a Leishmaniose. Ainda assim, a grande maioria dos pacientes nem chega a se beneficiar dos medicamentos por conta da rápida progressão da doença.

Não há registro no Brasil

Devido às baixas incidências de casos anualmente, pesquisadores ainda estudam a contração dessa ameba – milhares de pessoas que estão sujeitas aos mesmos ambientes não são contaminadas. Entre os números relatados, quatro pacientes sobreviveram e o restante faleceu. Até agora, os casos se concentraram em solo americano – não há registro no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES