CUIDADO! Esse é o sintoma relatado pelas pessoas antes de um ataque cardíaco

Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito

Nem todo ataque cardíaco apresenta sintomas imediatos, o que torna o problema ainda mais perigoso | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ataque cardíaco — também conhecido como infarto do miocárdio — é uma condição na qual há bloqueio do fluxo de sangue oxigenado para o músculo cardíaco, devido a uma obstrução em alguma artéria coronária. Por causa dessa falta de sangue, o músculo entra em um processo de hipóxia (baixa oxigenação nos tecidos), o que pode levar a danos ou morte das células.

O bloqueio da artéria acontece devido à junção de coágulos de sangue com placas de gordura na parede do vaso sanguíneo. Esse acúmulo aumenta gradualmente, até o ponto no qual o sangue não consegue mais fluir e há um interrompimento súbito da corrente sanguínea. O infarto pode acontecer em diferentes partes do coração, de acordo com a artéria coronária que foi obstruída.

Nem todo ataque cardíaco apresenta sintomas imediatos, o que torna o problema ainda mais perigoso. Quando aparecem, os sintomas podem durar de minutos a horas, ser fracos ou intensos, desaparecer ou surgir novamente, sendo divididos entre clássicos e atípicos. Mas sim, há maneiras de identificar um ataque cardíaco antes de ocorrer, apontam estudos sobre o tema.

Uma análise apresentada na reunião anual da American Heart Association em Dallas, nos Estados Unidos, mostrou uma visão sobre os sintomas comuns que precedem um ataque cardíaco em homens. A pesquisa se baseou na revisão retrospectiva de prontuários de 567 homens com idades entre 35 e 65 anos, que haviam sofrido um infarto.

Em quase 80% dos sintomas especificados ocorreram entre quatro semanas e uma hora antes da parada cardíaca súbita. Daqueles que apresentaram sintomas, 56% tiveram dor no peito; 13%, falta de ar; 4%, tonturas, desmaios ou palpitações cardíacas. A pesquisa também revelou que 53% apresentavam sintomas antes da parada cardíaca.

Limitações do estudo

Embora os sintomas apareçam na maioria dos homens que sofreram um ataque cardíaco, nem sempre a dor no peito ou falta de ar estarão ligadas a esse evento. Existem diversas outras condições médicas e fatores que podem causar esses sintomas vagos.

No entanto, é importante destacar que qualquer dor no peito deve ser avaliada por um profissional de saúde para determinar a causa e tratamento adequado. É muito importante que haja intervenção em tempo hábil a quaisquer sintomas que se assemelham a um ataque cardíaco. Uma resposta rápida minimiza a extensão dos danos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES