Cuidado: Uso excessivo de descongestionante nasal pode ser prejudicial

Além de mascarar possível doença, provoca o efeito-rebote e pode causar problemas cardíacos e até glaucoma.

Descongestionando não deve ser usado em excesso, pois faz mal | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bsta ter um nariz entupido e coriza que muita gente já usa o descongestionante nasal. Mas todo cuidado é pouco nesse sentido. A prática não é segura, de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). 

Usar muito descongestionante nasal ainda pode mascarar uma possível doença, atrasando o seu diagnóstico correto. O uso indiscriminado pode causar sérios danos à saúde, como problemas cardíacos e até glaucoma.

Mas são muitas as pessoas que acabam usando a automedicação e isso não é bom. Segundo médico descongestionantes usados sem uma avaliação médica e por longos períodos, como cinco dias, podem resultar não só ao efeito-rebote (estimulando novamente a obstrução nasal), mas também podem danificar a mucosa nasal. "Pode ainda perfurar o septo, desenvolver doenças cardíacas, de pressão arterial, glaucoma, entre outras doenças", alerta o Dr. Eduardo Baptistella, médico otorrinolaringologista e presidente da ABORL-CCF.

Descongestionante em excesso faz mal a saúde/reprodução

De acordo com o especialista, a congestão nasal é um mecanismo de defesa das vias aéreas, de anticorpos e células imunológicas, para combater os germes invasores, enquanto a coriza lava e umidifica a cavidade nasal. O nariz entupido, congestionado, não é uma doença e sim um sintoma, geralmente indicativo de rinite e/ou sinusite.

Como o nariz entupido frequentemente vem acompanhado por coriza, muitas vezes as pessoas acham que a causa do entupimento é justamente o excesso de muco produzido na cavidade nasal. Mas não é.

O uso de qualquer medicamento sem prescrição médica correta pode atrasar o diagnóstico efetivo e consequentemente a solução para o problema. "Por isso, em caso de febre, dores no corpo, coriza ou dores de cabeça frequentes, procure imediatamente um médico otorrinolaringologista para classificar e avaliar o melhor tratamento ao paciente de maneira personalizada, seja rinite, sinusite, resfriado, gripe e até Covid-19", finaliza o Dr. Baptistella.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES