Cuscuz para emagrecer? Nutricionista explica benefícios e como consumir

O cuscuz é originário da África e se tornou bastante popular no Brasil, sobretudo na região Nordeste

O cuscuz pode ser uma boa opção de alimento para quem quer emagrecer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cuscuz é um prato originário do norte da África e chegou ao Brasil ainda no período colonial. Hoje é uma iguaria bastante popular, sobretudo na região Nordeste do país. A versão mais tradicional dessa comida é feita com farinha de milho. É comum que se misture a outros ingredientes para potencializar o sabor, como ovos, carne seca, coco, dentre outros.

No entanto, existem algumas dúvidas quanto à inclusão desse alimento na rotina alimentar de quem quer emagrecer. Nesse caso, o segredo é escolher bem os acompanhamentos. Nesse caso, o cuscuz pode fazer parte tanto da dieta de quem quer emagrecer como de quem quer ganhar massa muscular, só é preciso saber dosar a quantidade.

“O cuscuz pode fazer parte de uma dieta para emagrecer, porém com quantidade controlada. Por ser feito de milho, não contém glúten, sendo assim uma boa alternativa para substituir pães e bolos. Por outro lado, o milho contém alta quantidade de carboidrato pela base ser amido e de alto índice glicêmico, ou seja, um carboidrato de rápida digestão. Deve ser usado na alimentação de forma estratégica como fonte de energia”, afirma, em entrevista para o Sport Life, a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, Leticia Carbinatti.

Acompanhamentos

A nutricionista explica que o cuscuz não oferece um aporte de vitaminas, proteínas e minerais e, por isso, a escolha dos acompanhamento é importante. O ideal, segundo a profissional, é escolher sempre uma fonte proteica, como peixes, ovos, frango, hummus, carne e tofu. “Se o objetivo é emagrecer e considerar uma dieta de 1500 kcal, o recomendado é consumir até duas vezes na semana. Uma porção de 30g (hidratado) acompanhado de uma fonte proteica, por exemplo: dois ovos e alguma semente para lentificar o processo de digestão, como chia e semente de girassol”, indica Carbinatti.

Letícia chama atenção ainda para a quantidade que deve ser ingerida, para garantir que a quantidade de calorias esteja de acordo com seus objetivos. “Em 50g de cuscuz desidratado, há 38g de carboidrato, 4g proteína, 2g fibra, 0,5g de gordura e 170 kcal. Já ele hidratado, o seu peso sobe para 150g, porque adiciona água, o que diminui a quantidade de carboidrato por porção. É preciso conferir no que a tabela nutricional se refere”, orienta a nutricionista.

Cuscuz no café da manhã, almoço ou jantar?

O horário que você deve consumir cuscuz em uma dieta de emagrecimento vai depender da sua rotina, horário de treino e demais afazeres. “Considerando o emagrecimento como foco, o café da manhã é a primeira refeição depois de um período em jejum. Portanto, não é recomendado comer o cuscuz nessa hora por ser de alto índice glicêmico, causando um pico de insulina e conversão rápida de açúcar no sangue. Por consequência, nessa situação acontece com mais facilidade o ganho de peso. Recomendaria nessa situação consumir o cuscuz como acompanhamento do almoço, substituindo o arroz, macarrão ou no lanche da tarde acompanhado de um frango desfiado”, indica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES