Deixar de seguir esse hábito antes de dormir pode indicar o risco de AVC e infarto

Estudo analisou relação entre um hábito de higiene pessoal e eventual risco de doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral (AVC)

A análise do estudo foi realizada durante dois anos e onde mezes, observando 1.675 participantes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo publicado pela revista Scientific Reports associou a falta de hábito de higiene pessoal e um eventual risco de doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A pesquisa se baseou em avaliar a importância do cuidado oral em pacientes com cânceres malignos, bem como doenças respiratórias, gastrointestinais e cardiovasculares.

Os resultados mostraram que a má higienização bucal pode estar associada a doenças causadas por diagnósticos de periodontite e outras patologias. Os relatórios, no entanto, não exploraram a relação entre o tempo de escovação e doenças sistêmicas, incluindo doenças cardiovasculares. A análise do estudo foi realizada durante dois anos e onde mezes, observando 1.675 participantes, que foram divididos quatro grupos:

  • Grupo 1 – relatou escovar os dentes duas vezes ao dia, uma vez ao acordar e outra à noite.
  • Grupo 2 – relatou escovar os dentes apenas uma vez à noite.
  • Grupo 3 – relatou escovar os dentes somente ao acordar.
  • Grupo 4 – não escovava os dentes.

Para alcançar os resultados finais, os autores do estudo levaram em conta os fatores idade, sexo, histórico de tabagismo e resultados do acompanhamento de cada participante. O estudo incluiu também a revisão retrospectiva dos registros odontológicos e médicos de todos os participantes do estudo.

Considerado o primeiro estudo voltado à este tema, a pesquisa considerou vários eventos que incluíram hospitalização relacionada a doenças cardiovasculares por insuficiência cardíaca, arritmia, infarto do miocárdio, angina pectoris e doenças valvulares e aórticas que requerem cirurgia.

Dada a conclusão, a descoberta mais importante mostra que a doença periodontal, uma grave inflamação da gengiva, pode ser causada pela má higiene bucal. Uma das consequências é o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, como o infarto e o Acidente Vascular cerebral (AVC). Além disso, pode causar o apodrecimento dos dentes.

Além disso, os resultados indicam que o hábito de escovar os dentes é fundamental não apenas para a saúde bucal, mas também para a prevenção de doenças cardiovasculares. Os cientistas apontam para a importância da escovação de manhã e à noite. Segundo eles, a carga bacteriana na boca aumenta no período noturno em razão da diminuição da saliva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES