Dengue: conheça sintomas, previsão de vacina e como se livrar do mosquito

A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ainda é um sério problema de saúde pública no Brasil

Alguns estados do Brasil têm enfrentado um aumento significativo no número de casos de dengue | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ainda é um sério problema de saúde pública em várias regiões do mundo, incluindo o Brasil. Neste ano, vários estados estão enfrentando um aumento considerável no número de casos da doença, com alguns deles precisando decretar estado de emergência em saúde pública.

A incidência de casos da doença no país é de 107,1 para cada grupo de 100 mil habitantes. Isso mostra que houve um crescimento no número de casos de mais de três vezes em relação ao mesmo período de 2023, quando o Brasil registrou 65.366 casos prováveis da doença. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), taxas superiores a 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação epidêmica. 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante agenda no Rio de Janeiro, que decretou estado de emergência em saúde pública nesta segunda-feira (05), pediu a colaboração da população para evitar que a doença se prolifere pela cidade. "Estamos trabalhando em um esforço nacional, em locais de emergência como o Rio, para prevenir a dengue. Mas, é fundamental a cooperação da população, porque 70% dos focos (de dengue) estão dentro das casas", pontuou.

A ministra informa que o Ministério da Saúde vai apresentar, nesta segunda, o cronograma de imunização contra a dengue em todo o país. O calendário de vacinação contra a doença ainda não tem data para iniciar, mas, segundo já foi adiantado, deve começar por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, por ser considerada a faixa etária que apresenta o maior número de hospitalizações pela doença.

Sintomas

Normalmente, a dengue apresenta quatro tipos diferentes de vírus, tendo como principais sintomas febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos, perda de apetite, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo. Em casos mais graves, também pode causar sintomas como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Para evitar esse transtorno, Bruno Saito, gestor ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), criado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, dá algumas dicas que são essenciais para a não proliferação do Aedes aegypti. Evitar a proliferação do mosquito é fundamental para combater a doença. A principal dica é a remoção de criadouros de mosquitos em redor da sua casa, a medida clássica que faz toda a diferença, se levada em consideração.

Além disso, é importante que se cubra reservatórios de água, fossas e mantenha as piscinas tratadas, esses são lugares perfeitos para a reprodução do mosquito. Por isso, certifique-se de manter esses locais cobertos ou adequadamente tratados. “A nossa caixa de água merece toda a atenção. Ela deve ser limpa periodicamente e sua tampa deve sempre estar bem ajustada. Essa prática faz toda a diferença, evitando que o local se torne um criadouro”, afirma.

Outras dicas

Mantenha as calhas e caleiras limpas e desentupidas: Calhas entupidas podem acumular água parada, tornando-se um criadouro ideal para os mosquitos. Assim, o profissional orienta que a limpeza seja feita regularmente para evitar esse problema.

Coloque areia fina nos pratos de vasos ou jarras, ou retire-os para evitar a acumulação de água: Outra dica clássica, mas essencial. Vasos e jarras de flores podem conter água parada, por isso, coloque sempre uma camada de areia fina no fundo dos pratos ou, se possível, retire-os quando não estiverem em uso.

Mude a água dos vasos e jarras de flores uma vez por semana: Se você tiver vasos de plantas em sua casa, não esqueça de trocar a água pelo menos uma vez por semana. Isso evitará que o mosquito deposite seus ovos na água parada.

Mantenha a relva curta: Sim, os mosquitos podem se esconder na vegetação alta. Por isso, manter a grama do seu jardim curta pode ajudar a reduzir essas chances.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES