Dentes sisos: complicações são comuns? Quando e por que remover? Entenda

É comum a realização de cirurgias para a retirada dos dentes sisos, ou terceiros molares, mas existem casos raros de complicações

A remoção de dentes sisos costuma ser comum, mas requer cuidados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É comum a realização de cirurgias para a retirada dos dentes sisos, ou terceiros molares, mas existem casos raros de complicações. O programa Fantástico abordou alguns casos no último domingo e mostrou que os transtornos desse tipo de cirurgia pode ir muito além dos incômodos e dores do período pós-operatório.

Um dos casos mostrados no programa dominical foi o da fotógrafa Alessandra Alves, que ficou com os músculos atrofiados e passou a ter dificuldade para abrir a boca, depois de retirar os sisos no início do mês de junho. Segundo a reportagem do Fantástico, a mulher faz fisioterapia para tentar recuperar seus movimentos da boca.

O programa também mostrou um caso ainda mais grave, que resultou em morte. Trata-se da jovem Isadora Belon Albanese, de 18 anos, que faleceu depois de passar por complicações decorrentes da cirurgia de retirada dos sisos. Ela sentia desconforto no siso do lado direito e decidiu extrair os dois dentes da região. 

Depois da primeira cirurgia, a dentista que a atendeu recomendou que ela também retirasse o siso do lado esquerdo como precaução. Após esse segundo procedimento cirúrgico, a jovem sofreu com dor intensa e chegou a apresentar falta de ar. A princípio, Isadora foi tratada com antibiótico, mas não melhorou e acabou sendo internada. Ela morreu dois dias depois.

Todo mundo precisa remover os sisos?

A cirurgiã-dentista Maria Fernanda Braga afirma que nem todo mundo precisa remover os sisos. Ela explica que a necessidade, ou não, da extração vai depender da cavidade oral do siso e os impactos que ele pode trazer para a saúde bucal. "A cirurgia é indicada quando o elemento dentário em questão está causando algum comprometimento na arcada dentária do paciente", esclarece, em entrevista ao Terra.

A dentista também explica que, quando a extração é necessária, o melhor procedimento a ser seguido, bem como quais sisos devem ser extraídos varia de acordo com cada caso. "Depende de cada caso, não existe um protocolo fechado", ressalta a dentista. Segundo a profissional, quando o cirurgião decide extrair os quatro sisos de uma só vez, o procedimento deve ser feito em um centro cirúrgico. "Existem protocolos de remoção por região, por exemplo, lado direito e lado esquerdo, uma vez que favorece o pós e permite a mastigação de apenas um lado. Porém, um planejamento prévio é indispensável".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES