Dermatologista dá dicas de como retardar o aparecimento de cabelo branco

Assumir os cabelos grisalhos já é tendência entre algumas pessoas, já outras preferem evitar

Cientistas avançam em estudos para retardar o aparecimento de cabelos grisalhos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assumir os cabelos grisalhos já é tendência entre algumas pessoas que não fazem questão de esconder seus fios brancos. Mas, por outro lado, existem aquelas que preferem investir em formas de escondê-los. Para esse segundo grupo, existe uma boa notícia. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Nova York  parece ter descoberto uma alternativa.

🧐 Descobertas: os cientistas desvendaram o processo de transformação do cabelo em grisalho e acreditam que é possível desenvolver um tratamento celular capaz de reverter ou interromper o esse processo natural. Segundo a pesquisa, que teve seus resultados publicados na revista Nature, o embranquecimento dos cabelos se dá por causa da interrupção do fluxo de células-tronco, que ficam presas à medida em que acontece o envelhecimento do cabelo. Isso faz com que elas percam a capacidade de amadurecer e manter a cor dos fios. A pesquisa foi abordada pela Revista Veja Online.

Os resultados: as análises revelam que no processo de envelhecimento do fio, queda e crescimento, algumas células-tronco de melanócitos ficam presas e vão se acumulando em um  compartimento específico. A partir disso, podem ser realizados tratamentos que reestabeleçam o fluxo contínuo dessas células. Caso se obtenha sucesso, é provável que em um futuro próximo as tinturas deem lugar a uma técnica bem mais duradoura.

Outras alternativas

Enquanto isso não acontece, existem algumas alternativas que podem ajudar a retardar o aparecimento dos fios brancos. A dermatologista Rinky Kapoor, em entrevista para o site Health Shots, traz algumas dicas que podem ajudar. O segredo, segundo a profissional, é apostar em um estilo de vida saudável.

1- Ter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes;

2- Reduza o stress com meditação, ioga ou exercícios de respiração;

3- Evite tratamentos químicos abrasivos para o cabelo;

4- Faça massagem regulares ao couro cabeludo;

5- Proteja o cabelo da poluição e da radiação solar;

6- Beba bastante água;

Alimentação

Há estudos ainda que apontam a relação entre o consumo frequente de alguns alimentos e o retardo do aparecimento dos cabelo brancos. Dentre eles estão aqueles ricos em vitamina B12, como  salmão, frango, peru, leite, queijo, ovos, ostra e fígado. Esses alimentos ajuda a melhorar a irrigação do bulbo capilar.

💆🏻‍♀️ Massagens também podem ajudar: alguns especialistas dão essa dica simples e que todos podem fazer em casa, que é massagear o couro cabeludo. Nele circula sangue, e este sangue é muito importante para a saúde dos fios. O ideal é que, durante o banho, seja feita uma massagem com a ponta dos dedos para estimular a circulação sanguínea nessa região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES