Descubra 12 alimentos que limpam seu fígado e corpo

Uma alimentação balanceada e um estilo de vida mais saudável são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo

Uma alimentação saudável é fundamental para manter a saúde do fígado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma alimentação balanceada e um estilo de vida mais saudável são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo e de cada um dos nossos órgãos. A alimentação que seguimos pode ser responsável por prevenir doenças e melhorar nossa qualidade de vida ou desencadear problemas de saúde.

Um dos órgãos que costuma ser bastante impactado por essas nossas escolhas é o fígado. Ele é fundamental para o sistema digestivo, pois desempenha as funções de sintetizar proteínas e armazenar boa parte dos nutrientes para o corpo. Por isso, é importante estar atento na hora de selecionar os alimentos que você vai ingerir.

O nutrólogo Sandro Ferraz, em entrevista ao Terrra, chama a atenção para a necessidade de se praticar hábitos saudáveis. "Hoje em dia, é muito comum as pessoas não praticarem hábitos saudáveis de vida, o que pode prejudicar o funcionamento do fígado, abrindo espaço para doenças hepáticas. Dentre esses hábitos, o mais comum é a má alimentação, principal fator de destruição das células hepáticas", explica.

Diante disso, existem alguns alimentos que podem ser aliados na hora de manter a saúde do fígado em dia. Para ajudar nesse processo, o nutrólogo fez uma lista com alimentos benéficos para esse órgão, que vai te ajudar a selecionar melhor o que colocar no seu prato.

A beterraba e a cenoura são dois destes importantes alimentos, o seu consumo pode ajudar a estimular e melhorar a função do fígado. O espinafre é outra alternativa, além de possuir muitos nutrientes, o ele ajuda na limpeza do órgão. Já a cúrcuma dá sabor aos alimentos e ajuda a desintoxicar o órgão.

Na lista de Sandro Ferraz, as nozes também estão presentes, elas são ricas em ômega 3 e aminoácido arginina, que ajudam na limpeza do fígado. A maçã, que também deve estar presente na dieta, ajuda a limpar e liberar toxinas e a melhorar a digestão. Já o alho ativa as enzimas do fígado e ajuda na eliminação de toxinas do corpo e na limpeza do órgão. Nesta lista então ainda vegetais de folhas verdes, aspargos, chá verde, azeite e grãos como quinoa, milho e trigo, que podem auxiliar na desintoxicação do fígado e na metabolização de enzimas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES