Descubra alimentos que podem aumentar o risco de câncer no intestino

Brasil deve registrar 44 mil novos casos da doença por ano no próximo triênio, entre 2023 e 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Um estudo estabeleceu uma conexão significativa entre o câncer colorretal e diversos alimentos e ingredientes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo internacional realizado em 2019, envolvendo mais de 50 mil pessoas, revelou que certos alimentos estão associados ao aumento do risco de câncer de cólon. Entre eles, destacam-se as carnes vermelhas e processadas. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o surgimento de 44 mil novos casos por ano de câncer de intestino, ou câncer colorretal, no Brasil, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul.

Há cinco anos, o Brasil apresentava 25 mil casos novos e câncer colorretal ao ano, e a expectativa para o próximo quinquênio é atingir 80 mil casos ao ano. A alimentação pobre em fibras está relacionada ao aumento do número de casos de câncer colorretal. Isso se explica porque, à medida que as condições socioeconômicas de um país melhoram, as pessoas passam a comer mais alimentos industrializados e ultraprocessados e deixam de comer alimentos com fibras.

Uma pesquisa realizada em 2019, com milhares de participantes, estabeleceu uma conexão significativa entre o câncer colorretal e diversos alimentos e ingredientes. Os pesquisadores concluíram que uma alimentação que promove inflamação crônica e estresse oxidativo aumenta o risco de doenças, incluindo o câncer de intestino.

Como forma de prevenção, é recomendável evitar alimentos inflamatórios, tais como carboidratos refinados (como farinha branca, açúcar e produtos feitos com esses ingredientes, como pães, bolos, massas doces, sorvetes e bebidas açucaradas), carne vermelha e processada, gorduras saturadas (presentes em carnes gordurosas, laticínios e manteiga) e gorduras trans (encontradas em margarinas, biscoitos e salgadinhos).

De acordo com o INCA, a manutenção de um peso corporal adequado, a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. Uma alimentação saudável é baseada em alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões, outros legumes, grãos e sementes.

Com isso, é necessário estar atento aos sinais de alerta do câncer de intestino, pois a detecção precoce aumenta as chances de cura. Além de realizar exames de rotina, é fundamental prestar atenção aos seguintes sinais indicativos de que algo pode não estar bem:

  • dor na região do estômago
  • presença de sangue nas fezes
  • alterações nos hábitos intestinais
  • fraqueza e fadiga
  • perda de peso sem causa aparente
  • mudanças nos hábitos intestinais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES