Exclusivo Descubra como o excesso de carboidratos pode prejudicar a sua vagina

Consumo excessivo de doces e carboidratos podem favorecer o surgimento de doenças ginecológicas; aprenda a cuidar da saúde íntima

Vagina | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o perido do inverno, naturalmente o corpo busca fontes de energia para se manter aquecido, os carboidratos são uma das principais fontes. Mas, aumentar o consumo de alimentos calóricos e ricos em carboidratos pode ter um impacto em sua saúde íntima feminina. Segundo a ginecologista Fernanda Lellis, o consumo excessivo de doces e carboidratos altera o PH vaginal. Esse cenário contribui para o desenvolvimento da candidíase. 

“Esse hábito comum nos dias mais frios contribui para o crescimento de fungos, como a candida albicans, que pode levar a uma tolerância fúngica, como a candidíase. Esses fungos prosperam em ambientes com alto teor de açúcar, o que pode ser favorecido por uma dieta rica em carboidratos simples”, explica.

O consumo de produtos industrializados, em forma exagerada, com alto teor de gordura ou ricos em leveduras, como  vinho, cerveja e vinagre, também pode prejudicar a saúde íntima e causar corrimentos e infecções. Vale lembrar que os carboidratos são importante fonte de energia para o corpo e, com isso, devem fazer parte da alimentação diária. Deve-se optar por grãos integrais, leguminosas e também frutas, trocando por carboidratos refinados, podendo ser benéfico para a saúde como um todo.

E se você abusou ou quer reequilibrar o seu pH vaginal, acrescente bebidas lácteas com lactobacilos na alimentação. "O ideal é seguir uma dieta equilibrada, apostando em uma boa variação de legumes e vegetais, carboidratos em forma integral e alimentos ricos em proteína, mas com pouca gordura", disse a nutricionista Gaby Esteves.

Ainda segundo a profissional, entre os alimentos que ajudam a saúde íntima, incluem cenoura, soja, maçã, batata-doce e pêra. "Também é recomendado beber bastante água ao longo do dia e ingerir água de coco, rica em ácido láurico e muito recomendado para mulheres com candidíase", revelou ela.

Também é possível incluir algumas ervas na alimentação, que irão contribuir para manter a saúde íntima. Segundo a nutricionista, o alecrim e o gengibre têm propriedades antioxidantes, antifúngicas e antiparasitárias. Manter uma boa higiene íntima e adotar hábitos saudáveis como a prática regular de exercícios e o controle do estresse, contribuem também para a saúde íntima feminina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES