Descubra o que acontece com seu corpo após um mês sem bebida alcóolica - Efeitos do álcool no organismo

Parar de beber álcool por um mês oferece ao nosso corpo muitos efeitos positivos - Efeitos do álcool no organismo

Slide 1 de 8
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Efeitos do álcool no organismo

O Ministério da Saúde explica que o consumo de álcool causa danos diretos às células de muitos órgãos, principalmente as do fígado e do sistema nervoso central, principalmente as células do cérebro.

O seu consumo continuado provoca na maioria dos casos, ainda que de forma variável, a "síndrome ou crise de abstinência alcoólica, doença reversível com intensidade e duração subjetivas, diretamente proporcional ao período de ingestão (mais ou menos prolongado), ao tipo e quantidade de bebidas consumidas. 

O uso contínuo de álcool em quantidades excessivas produz, de fato, efeitos semelhantes aos de outras substâncias psicotrópicas, inclusive ilícitas, como indução de dependência psíquica e física, vício, fissura, compulsividade e outros distúrbios do comportamento , com danos particularmente significativos também a nível social. 

A crise de abstinência caracteriza-se por tremores, náuseas, vômitos, cefaleias, sudorese, ansiedade, perturbações do humor, por vezes crises epilépticas, podendo evoluir em alguns casos para delirium tremens." (Fonte: Ministério da Saúde)

Os riscos do consumo de álcool a longo prazo para a saúde são muito graves e não devem ser subestimados, entre eles encontramos problemas cardíacos, problemas hepáticos, dificuldades digestivas, câncer, sistema imunológico enfraquecido, distúrbios de humor, problemas relacionados ao sono e descanso como bem como problemas psicológicos.

Sem falar no risco, quando o consumo excessivo ocorre em pouco tempo, de coma etílico e os riscos associados ao consumo de álcool ao dirigir.

E se pararmos de beber álcool, o que aconteceria com nosso corpo?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 8
SEÇÕES