Descubra os benefícios do chá de alho: para que serve e como fazer receitas

O chá de alho pode ser usado para combater a tosse, gripes e resfriados, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico

Alho | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O famosos e não tão agradável chá de alho pode ser usado para combater a tosse, gripes e resfriados, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim e ajuda a controlar a pressão alta, por ter propriedades antioxidantes, antivirais e imunomoduladoras. Também esse chá pode ajudar a emagrecer, por ter ação termogênica, que ajuda a aumentar a temperatura corporal e ainda acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gorduras. Para preparar o chá de alho ele deve estar todo esmagado para que a alliinase transforme a aliina em alicina, a principal substância que possui propriedades medicinais. 

Além de melhorar as propriedades do chá, pode-se adicionar limão, mel ou gengibre, por exemplo. O chá de alho é indicado para as seguintes doenças:

Combater gripes e resfriados: O chá do alho é rico em alicina, que é um composto sulfurado, com propriedades fortalecedoras do sistema imunológico, fazendo com que ajudem a combater gripes e resfriados, diminuindo a sua duração.

Fortalecer o sistema imunológico: Além da alicina, o chá de alho contém vitamina C em sua composição, sendo ação antioxidante, que juntos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e a ajuda a combater vírus, bactérias e fungos.

Combater a tosse: O chá de alho tem em sua composição propriedades expectorantes, que ajudam a combater a tosse, deixando o catarro mais líquido, facilitando assim a sua eliminação. E mais, o chá de alho tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação dos pulmões. 

Controlar a pressão alta: O chá de alho ajuda a controlar a pressão alta leve a moderada, já que possui um efeito vasodilatador, ou seja, aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando assim o fluxo de sangue no corpo, o que diminui a pressão arterial.

Baixar o colesterol: O chá de alho tem uma ação antioxidante e hipolipidêmica, que ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, pois inibe a sua oxidação, e assim, evita que placas de gorduras se formem nas artérias. 

Prevenir doenças cardiovasculares: A alicina que está presente no chá de alho tem uma ação antioxidante bastante potente, que ajuda na redução do colesterol ruim e triglicerídeos, os são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias sanguíneos. Esse chá pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.

Promover o emagrecimento: O chá de alho também ajuda a reduzir a pressão arterial, inibindo a agregação plaquetária, evitando a formação de coágulos dentro dos vasos A alicina que está presente no chá de alho ainda pode ajudar no emagrecimento, já que possui propriedades termogênicas, acelerando a queima de gordura corporal. Com isso, o chá de alho deve ajudar no tratamento da obesidade ou sobrepeso.

Cicatrizar de feridas: O chá de alho ajuda na cicatrização de feridas na pele, já que tem ação anti-inflamatória, antisséptica e antimicrobiana. E quando o chá é aplicado sobre feridas na pele, ajuda a acelerar a formação de novos tecidos e com isso melhora o fluxo sanguíneo na região.

Prevenir o envelhecimento precoce: O chá de alho pode ajudar também a prevenir o envelhecimento precoce da pele, já que a vitamina C e a alicina presentes no chá, tem ação antioxidante, que evita os danos causados pelos radicais livres nas células.

Ajudar no controle da diabetes: O chá de alho pode ajudar a controlar a diabetes tipo 2, parecendo reduzir os níveis do açúcar no sangue quando tomado antes das refeições. Assim esse chá pode auxiliar no tratamento convencional da diabetes indicado pelo médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES