Descubra qual hábito noturno é capaz de aumentar o risco de diabetes

Esse hábito traz como consequências para o indivíduo picos de açúcar no sangue

Alguns hábitos alimentares podem aumentar o risco de ter diabetes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo da  King’s College London, no Reino Unido, citado pelo The Independent, mostra que ingerir petiscos, como snacks, no período da noite, principalmente depois das 21h, pode ser bem prejudicial à saúde. Eles trazem como consequências para o indivíduo picos de açúcar no sangue, de forma significativa.

O estudo mostra ainda que, naqueles que consumiram estes alimentos mais tarde da noite, as concentrações de gordura no sangue eram ainda mais altas. O estudiosos alertam que é preciso cuidado com isso, já que estes níveis elevados fazem aumentar os riscos de diabetes e doenças cardíacas. "Isto pode significar que, universalmente, petiscar a noite e interromper a janela de jejum noturno é prejudicial para a saúde", explica Kate Bermingham, líder do estudo. 

Os estudiosos também perceberam que alimentos mais saudáveis, aqueles que contêm maiores quantidades de nutrientes, quando consumidos à noite, apresentam melhores respostas corporais. Diante disso, eles afirmam que o problema maior não é comer à noite, nem a quantidade do que se come, mas sim a qualidade do alimentos ingerido. Alimentos como frutas ou vegetais apresentaram impacto mais positivo. 

Os pesquisadores da King’s College London analisaram dados de mil pessoas, que fizeram parte do estudo ZOE Predict. Todas as pessoas que participaram da pesquisa mantiveram uma rotina alimentar e apresentaram açúcares no sangue. O estudo é importante para demonstrar a necessidade de cuidado com a alimentação no período da noite.

Diabetes

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES