Descuido com a hidratação pode desencadear problemas graves

As especialistas recomendam que o consumo de água seja fracionado ao longo do dia, para facilitar a retenção e garantir os benefícios de uma hidratação realizada de forma correta

copo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A desidratação, além de provocar problemas como irritabilidade, dores de cabeça e cansaço físico, nos casos mais graves também pode causar febre, ausência de urina, taquicardia e hipotensão postural. A nutricionista Jackeline Huguet explica que o descuido com a devida hidratação do corpo é um hábito comum que deve cair em desuso, sobretudo entre crianças e idosos — as faixas etárias que mais sofrem com a dificuldade de retenção de líquidos, segundo ela. Para adultos também, garantir uma boa ingestão de água é essencial para o bom funcionamento do corpo.

"A água é importante para o corpo em todos os aspectos, porque está presente nos líquidos corporais, no intestino, na saliva, entre outros. Também há formas de excreção de água, como pelo suor e pela urina, importante também para retirar toxinas. E precisamos estar reabastecendo nosso corpo de água todos os dias", explica.

Hidrate-se (Foto: divulgação)

Ingerir a quantidade adequada de fluidos impacta positivamente no funcionamento do corpo. A nutricionista Mayrlla Vasconcellos explica que, dentre os fatores mais marcantes, estão a maior disposição para realizar atividades do cotidiano, a nutrição da pele, evitar prisão de ventre e a melhora da retenção de líquidos.

Para cada corpo, há uma quantidade de água necessária para garantir um organismo saudável. As nutricionistas recomendam que o cálculo seja de 35 ml de água para cada quilo que a pessoa tem. Ou seja, se alguém pesa 60 kg, por exemplo, o ideal seria que bebesse 2,1 litros de fluidos para conseguir balancear as atividades do corpo.

As especialistas recomendam que o consumo de água seja fracionado ao longo do dia, para facilitar a retenção e garantir os benefícios de uma hidratação realizada de forma correta. Segundo elas, não há aproveitamento se ingerir a quantidade necessária de uma vez só.

Entretanto, as pessoas não precisam depender apenas de ingestão de água. Para conseguir o nível necessário ao organismo, podem incluir na alimentação frutas e legumes com grande concentração de líquido, como abacaxi, laranja, abobrinha, melancia e kiwi. Também podem apostar em chás diversos, sem abusar do açúcar. Se a ingestão for deficitária, há consequências a serem enfrentadas a curto, médio e longo prazos, que servem de indicadores para criar o hábito de beber água.

"Desidratado, o nosso organismo reage com sensação de fome constante, cansaço, sono, dor de cabeça e nas articulações. Pele e boca secas também são indicativos de que estamos desidratados, e temos que ficar de olho", afirma Mayrlla Vasconcellos.

Garrafinha, sua melhor amiga

Como muitas pessoas não cultivam ou perdem o hábito de beber água, principalmente em estações mais frias, as nutricionistas Jackeline Huguet e Mayrlla Vasconcellos recomendam truques para incluir a hidratação ao longo do dia. Elas contam que muitos pacientes reclamam do gosto da água, então a alternativa imediata que dão é apostar em águas flavorizadas com limão, gengibre, hortelã, laranja ou kiwi. As frutas e os temperos entram em um pote com água para pegar o gosto, e esperar um pouco para poder tomar.

Outra dica valiosa é sempre ter por perto uma garrafa de 500 ml, seja dentro de casa ou na bolsa ou mochila, para sempre se lembrar de consumir água.

Veja as dicas

Para se manter hidratado:

- Beber 35 ml de água para cada quilo, ou seja, cerca de 2 litros para uma pessoa que pesa 60 kg

- Ingestão de frutas e legumes com alto teor de água, como abacaxi, abobrinha, chuchu, laranja e kiwi

- Para quem não gosta do sabor da água, adicionar frutas, como abacaxi e kiwi, ou temperos, como hortelã e gengibre

Manter o hábito:

- Sempre carregar uma garrafinha de água que comporte cerca de 500 ml para onde for, e que possa ser colocada na bolsa ou na mochila

- Colocar a garrafa à vista para ter uma lembrança visual de beber

- Adaptar o consumo ao seu gosto. Tentar variar entre frutas, água pura ou flavorizada

Benefícios do corpo hidratado:

- Maior concentração

- Facilita a retenção de líquido no corpo

- Hidratação da pele

- Permite maior disposição para realizar atividades rotineiras

- Garante melhor desempenho em atividades físicas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES