mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Devo usar duas máscaras para evitar a propagação da Covid-19?

Uma máscara é suficiente?

O coronavírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa pelo ar. Sempre que alguém fala, canta ou até respira, espalha pequenas gotículas de líquido chamadas gotículas respiratórias e gotículas ainda menores chamadas aerossóis. Se a pessoa tiver Covid-19, essas gotículas conterão o vírus e, se outra pessoa inalar, ela podem se infectar.

As máscaras faciais ajudam a impedir a disseminação da doença de duas maneiras. Primeiro, eles interrompem o fluxo de ar de sua boca e nariz. Se você estiver infectado com Covid-19, mas usar uma máscara, suas gotículas respiratórias contendo vírus não se espalharão tanto.

Máscaras são esseniais para evitar a propagação do vírus (Foto: dilvulgação)Máscaras são esseniais para evitar a propagação do vírus (Foto: dilvulgação)

Em segundo lugar, algumas máscaras também podem protegê-lo contra a infecção do vírus. Essas máscaras filtram o ar que você está inspirando, parando as gotículas que contêm vírus antes de inalá-las. No entanto, nem todas as máscaras faciais são boas nisso. Máscaras de tecido fino, especialmente aquelas que não se ajustam com segurança, não são muito eficazes para filtrar o vírus. Em contraste, máscaras de alto grau de ajuste adequado, como as máscaras KN / N-95 ou FFP-2/3, podem ser altamente eficazes na interrupção do vírus.

Se máscaras de alto grau não estiverem disponíveis, a capacidade de filtragem das máscaras de tecido pode ser aumentada colocando várias camadas juntas (usando uma máscara de tecido sobre uma máscara cirúrgica / médica). As camadas adicionais de tecido ajudam a deter o vírus, quando você está inspirando e expirando. Não é necessário colocar uma máscara de pano sobre uma máscara de alta qualidade, pois elas já são muito boas para filtrar o vírus.

Também não é recomendado colocar mais de duas máscaras de tecido em camadas, pois isso pode dificultar o ajuste e a colocação adequados das máscaras. Para que as máscaras funcionem melhor, elas precisam ser vedadas ao redor do rosto, para que o ar que você respire seja filtrado pela máscara. As máscaras de alta qualidade são projetadas para formar uma boa vedação. Se você estiver usando máscaras de tecido, no entanto, sua proteção pode ser aumentada dando um nó nas alças para minimizar as lacunas e garantir um ajuste mais preciso.

Independentemente da máscara que você usa, elas podem ficar contaminadas quando usadas. Portanto, certifique-se de lavar as mãos antes e depois de tirar a máscara e apenas toque nas alças de orelha ao removê-la.

Descarte sua máscara (se descartável) ou lave sua máscara de tecido com sabão e água morna ou usando uma máquina de lavar. As máscaras também podem ser deixadas em um local seguro por três dias para descontaminar antes de serem usadas novamente. No entanto, as máscaras de alto grau terão orientações específicas que precisam ser seguidas.

Com informações de Dr. Jeremy Rossman, professor Honorário Sênior em Virologia na Universidade de Kent.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail