Dezembro Laranja: conheça 5 erros comuns no cuidado com a pele - 1 – Deixar de usar protetor solar

Neste mês, a campanha Dezembro Laranja promove a conscientização sobre a prevenção ao câncer de pele. Em um país de clima tropical e ensolarado como o Brasil, os cuidados devem ser redobrados. - 1 – Deixar de usar protetor solar

Slide 1 de 5
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1 – Deixar de usar protetor solar

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito que se acumula ao longo do tempo. Os raios solares contam com uma capacidade de penetração profunda na pele. Entre as alterações causadas estão pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. Especialistas recomendam o uso de protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior.

“A escolha do melhor protetor solar varia de acordo com cada pele, sendo mais adequadamente recomendada de acordo com o dermatologista. Uma pessoa que tem pele oleosa, por exemplo, vai precisar de protetores não comedogênicos pra não favorecer o desenvolvimento de acne. De modo geral, quanto mais clara é a pele, maior deve ser o fator de proteção”, afirma a médica dermatologista Meire Gonzaga.

A especialista enfatiza a necessidade de reaplicação do filtro solar para manutenção da proteção. “O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou a cada mergulho. Muitas vezes, a pessoa passa o filtro solar pela manhã e acha que está protegida até o final do dia. Ela acaba se expondo excessivamente à radiação nos horários após as dez da manhã e antes das 16 horas”, diz Meire.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda ainda cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como camisas de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas, além do uso de óculos escuros.

“Na praia ou piscina onde a exposição solar é mais intensa e mais constante, o uso do protetor solar deve ser mais rigoroso. Deve-se utilizar antes de ir à praia, aguardar 15 a 20 minutos para banho de água e reaplicar a depender de cada protetor solar e cada pele”, orienta a médica oncologista do Ceon+, Suelen Martins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 5
SEÇÕES