Dia do Açaí: conheça os super benefícios e como encaixá-lo na dieta

Esse fruto se disseminou pelo país e tem conquistado muitos paladares

O açaí é rico em benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia do Açaí é comemorado em 5 de setembro e foi criado pela Lei ordinária nº 8.519, de 31 de julho de 2017 e que coincide com o Dia da Amazônia. Esse fruto se disseminou pelo país e tem conquistado muitos paladares. Para ajudar a encaixá-lo na dieta, a nutricionista e personal trainer Aline Becker traz algumas dicas.

“Uma ótima maneira de encaixar o açaí no dia a dia é colocando como pré-treino. É um alimento riquíssimo em energia, tem bastante carboidrato, fibras e é antioxidante. Por ser um alimento rico em valor energético, é ótimo para dar aquele combustível para o treino, ajudando a ter energia e disposição para treinar”, afirma Aline.

Becker explica que a quantidade diária ideal de consumo depende de alguns fatores como altura, peso, rotina, do tipo de treino de cada pessoa. “A ideia é que no geral uma pessoa utilize 100g ou 200g por dia. Mas sempre lembrando que uma alimentação saudável é uma alimentação variada. Então, vale a pergunta: será que açaí todos os dias é necessário? Porque a ideia de uma alimentação saudável não é só consumir alimentos saudáveis, mas também ir alternando esses alimentos”, pontua a profissional, em entrevista ao Sport Life.

Açaí com morango e banana

Muitas vezes, ao consumir açaí, as pessoas tendem em adicionar um grande número de acompanhamentos, como chocolates, coberturas, dentre outros, e isso contribui para aumentar a quantidade de calorias do alimento. O morango e banana são as frutas mais indicadas para comermos junto com o açaí.

“Um acompanhamento maravilhoso para bater junto com o açaí é o morango. O morango é uma fruta riquíssima em antioxidante. Uma fruta que tem poucas calorias e vai dar um gosto, um sabor ainda melhor e potencializando os efeitos do açaí. Se o açaí for utilizado como pré-treino, a banana também é uma ótima opção para bater junto no preparo do açaí e ajuda a potencializar ainda mais essa energia”, detalha a nutricionista.

O que não deve acompanhar o açaí de jeito nenhum?

Acompanhamentos ricos em açúcares e xaropes devem ser evitados se seu objetivo é ter no açaí um alimentos saudável e menos calórico. “Tudo que é muito calórico e adicionado vai acabar prejudicando na questão de calorias e tem um efeito contrário do que o próprio açaí oferece. O açaí é antioxidante, ajuda muito no sistema da microbiota intestinal, ajuda no funcionamento intestinal por conta das fibras, mas isso acontece quando usa o fruto em si. Quando adicionam esses acompanhamentos com açúcares e muito achocolatado acabam inflamando o nosso corpo, que é do que o açaí traz para gente”, esclarece a especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES