Dia do Beijo: descubra os benefícios surpreendentes desta prática

Além de ser uma forma de expressar afeto e intimidade, o ato de beijar traz consigo alguns benefícios

O ato de beijar pode trazer alguns benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas pessoas divergem sobre qual a data para se comemorar o Dia do Beijo. No Brasil, os casais celebram a data no dia 13 de abril, assim como em outros países. Mas há locais que comemoram no dia 6 de julho. Mas, independente da data, além de ser uma forma de expressar afeto e intimidade, o ato de beijar traz consigo alguns benefícios surpreendentes. 

Um deles é o fato de acelerar o metabolismo, contribuindo assim para a perda de peso. O site Notícias ao Minuto citou o estudo de de Joseph S. Alpert, da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que mostra que um simples beijo pode queimar entre duas a três calorias por minuto. Já um beijo apaixonado pode chegar a queimar até 26 calorias.

Já a autora do livro 'Kissing: Everything You Ever Wanted to Know about One of Life's Sweetest Pleasures', Andréa Demirjian, citada pela matéria do Notícias ao Minuto, diz que beijar pode ajudar a acelerar o metabolismo.

Outro benefício do beijo é o fato de ele contribuir para a melhora da autoestima. "Beijar pode fazer com que o cérebro libere neurotransmissores como oxitocina e dopamina, o que pode levar a maiores sentimentos de afeto, união e intimidade", diz a sexóloga Jennifer Litner, ao Notícias ao Minuto. "As pessoas também notam que muitas vezes neutraliza ou reduz o cortisol, que é o hormônio do estresse", completa.

Pode parecer contraditório, mas o beijo também é capaz de ajudar a reduzir as cáries e acúmulo de bactérias nos dentes. "O beijo aumenta o fluxo de saliva, o que pode ajudar a evitar o acúmulo de bactérias nos dentes", explica Matthew Messina, diretor da Ohio State Upper Arlington Dentistry.

O beijo também ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. "Há uma liberação de substâncias químicas que fazem com que você se sinta menos estressado. Isso é bom para o coração e para a pressão sanguínea", pontua Andréa Demirjian. Ela também menciona que beijar pode ajudar a reduzir dores de cabeça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES