Dia Mundial do Chocolate: Conheça doenças que o alimento ajuda a combater

Querido por muitos, o chocolate pode ser aliado à saúde e trazer diversos benefícios quando consumido moderadamente

O chocolate é um alimento rico em vitaminas e antioxidantes, oferecendo diferentes benefícios para a saúde | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que nesta sexta-feira, dia 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate (Chocolate Day)? Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que ela marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Antigamente, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.

Querido por muitos, o alimento costuma ser associado a problemas de saúde, no entanto, essa não é uma realidade. Claro, em excesso, tudo faz mal. Mas o chocolate, além de ser saboroso, oferece muitos benefícios para a saúde quando consumido moderadamente. Segundo estudos, o chocolate, especialmente em sua fórmula amarga, é um grande aliado à saúde, sendo inclusive capaz de diminuir o risco de doenças cardíacas.

Entretanto, é importante lembrar que, apesar dos benefícios, o consumo do chocolate deve ser moderado e não ultrapassar 100 gramas por dia. Além disso, não deixe de consultar um nutricionista para ter uma dieta saudável que inclua esse alimento. A seguir, conheça 7 doenças que o alimento ajuda a combater.

1. REDUZ O COLESTEROL

Estudos apontam que o cacau em pó reduz significativamente os níveis de colesterol ruim do sangue (LDL). Ainda, o consumo moderado do chocolate, preferencialmente amargo, aumenta os níveis de colesterol bom no sangue (HDL), graças ao teor de antioxidante do alimento.

2. COMBATE A DIABETES

O chocolate amargo contém flavonoides que podem reduzir a resistência à insulina, fator de risco comum para a diabetes. Entretanto, é importante lembrar que não se deve exagerar no consumo do alimento, pois ele contém açúcar, que pode resultar no efeito oposto.

3. REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS

Ainda devido aos efeitos sobre o colesterol, a partir de seus compostos o chocolate amargo pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

4. MELHORA A PRESSÃO ARTERIAL

Os flavonoides presentes no chocolate amargo podem estimular o revestimento das artérias (endotélio) a produzir óxido nítrico. Assim, seus compostos bioativos são capazes de melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e causar uma pequena diminuição da pressão arterial.

5. FONTE NUTRITIVA

O cacau é altamente nutritivo, sendo fonte de minerais, fibras, potássio, fósforo, zinco e selênio. Por isso, o consumo do chocolate amargo, se moderado, pode ser benéfico para a saúde.

6. PROTEGE A PELE

Os compostos bioativos do chocolate amargo, segundo estudos, também são aliados à pele e a protege dos danos do sol. Além disso, o alimento melhora o fluxo sanguíneo e aumenta a densidade e hidratação da derme.

7. MELHORA A FUNÇÃO CEREBRAL

Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo pode melhorar a função cognitiva em adultos com comprometimento cognitivo leve, além de beneficiar também a fluência verbal.

As informações são da Copass Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES