Dieta low carb: benefícios, o que é e como fazer

A dieta com redução do consumo de carboidratos virou moda e é cada vez maior o número de pessoas que aderem a este tipo de alimentação

Dieta low carb traz benefícios, mas precisa de acompanhamento profissional | iStock Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dieta com redução do consumo de carboidratos, dieta low carb, virou moda e é cada vez maior o número de pessoas que aderem a este tipo de alimentação. Nutricionistas lembram que a dieta low carb é uma estratégia nutricional como outras e que ela não é a eliminação total deste tipo de alimento, e sim, a redução. É um tipo de estratégia que precisa de indicação e monitoramento, já que o carboidrato é a principal fonte de energia para as células do nosso corpo. 

A qualidade e quantidade de ingestão de alimentos como frutas, verduras, legumes e folhosos, por exemplo, são de grande importância, para compor e equilibrar a ingestão de outros macros e micronutrientes essenciais não só no emagrecimento, mas, para a saúde de forma geral de um indivíduo.

“Neste tipo de dieta, algumas frutas e legumes precisam de adequação individualizada, já que algumas podem possuir o teor de carboidratos maior que outras, mas que também é necessário avaliar enquanto porção, quantidade. Sendo assim, o acompanhamento nutricional com um profissional habilitado é extremamente importante”, alerta a nutricionista Adília Almeida.

Benefícios

Entre os benefícios da dieta low carb enquanto estratégia e manejo nutricional é a perda de peso, processos de detoxificação, controle do diabetes e entre outros, porém, deve ser feita por períodos e baseada em protocolos individualizados. E o mais importante, deve ter acompanhamento de um profissional nutricionista para acompanhamento adequado.

Segundo a especialista, entre os principais alimentos a serem evitados neste tipo de dieta estão alimentos a base de farinhas como o pão branco, pão integral, batata inglesa, macarrão, cereal matinal à base de milho, alimentos açucarados e industrializados, sobremesas, bebidas gaseificadas e bebida alcoólicas.  

Para quem é indicado a dieta low carb?

A dieta low carb é recomendada para pessoas que desejam manter ou até mesmo diminuir seu percentual de gordura e que não se preocupem em perder um pouco dos rendimentos nos treinos, isso porque a dieta restrita em carboidratos pode gerar uma perda de peso, mas também de rendimento nos treinos mais intensos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES