DIU é encontrado em sala de cinema; o que deslocamento pode causar?

O método é um dos mais utilizados em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Atualmente, 170 milhões de mulheres optam pelo método contraceptivo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tweet viralizou nesta última terça-feira (25), que relatou um DIU perdido em uma sala de cinema que exibia o fenômeno e filme mais comentado do ano até agora, Barbie”, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling. A informação chocou diversos internautas que se perguntaram como um método contraceptivo acabou em cima de uma poltrona de um shopping. 

Entretanto, esse não foi o único questionamento feito por usuários da plataforma. O dano do deslocamento do DIU à saúde também foi colocado em pauta. O método é um dos mais utilizados em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 170 milhões de mulheres optam pela técnica contraceptiva. Você sabe o que pode causar o deslocamento do DIU e quais sintomas deve notar? Se sua resposta foi não, saiba a seguir.

O que é e como funciona o DIU?

O DIU é um método contraceptivo que é inserido dentro da cavidade uterina no consultório do ginecologista.  Existem dois tipos mais comuns de dispositivo intrauterino com ações distintas no organismo: o DIU de cobre ou de prata e o DIU hormonal. O DIU de cobre ou de prata é constituído de um fio de cobre ou prata que libera íons deste metal no local, sem possuir hormônios sintéticos. 

O DIU hormonal atua de forma similar, no entanto, sua ação é de liberar hormônio levonorgestrel no útero diariamente. A ação de ambos os tipos é tornar o ambiente uterino desfavorável para os espermatozóides, com eficácia de 99,3% dos casos.  A principal vantagem deste método é a longa duração, uma vez inserido no útero, pode proteger a mulher de uma gestação não desejada por anos. 

O que causa o deslocamento do DIU?

Para que o DIU cumpra com seu papel, é fundamental que esteja corretamente posicionado e consultas periódicas com um ginecologista sejam feitas para verificar se ele está no local certo. O número de mulheres que têm problemas com o deslocamento do DIU é baixo, mas pode ocorrer e é importante entender sua causa. 

Existem alguns fatores, como o próprio DIU, a experiência de quem o inseriu e o tempo de permanência no corpo.  É comum acontecer o deslocamento nos primeiros quatro meses de uso devido ao tempo de adaptação do corpo. Também pode ocorrer durante a menstruação devido às contrações uterinas fazendo com que o DIU se mova para uma posição diferente. 

O DIU sempre deve ser inserido por um especialista em um consultório, ainda que a aplicação não seja considerada um procedimento cirúrgico.  Além disso, por se tratar de um objeto diferente em nosso corpo, o organismo pode rejeitar o aparelho.  Quando isso ocorre, o corpo passa a tentar expulsar o dispositivo e ele sai do lugar ou pode ser até mesmo eliminado pela vagina. 

Quais são os sintomas que indicam o deslocamento do DIU?

Para saber se o DIU está fora do local correto é importante estar atento aos sinais do organismo.  O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular.  No caso de DIU hormonal, esses sintomas são especialmente alarmantes, pois esse tipo de DIU habitualmente diminui o sangramento e pode até inibir o período menstrual. Nestes casos, as mulheres sentem menos cólicas e têm fluxos consideravelmente mais leves. 

Reprodução: Twitter



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES