Doença de Crohn: Conheça condição grave que levou Evaristo Costa à UTI

O jornalista brasileiro foi internado às pressas na última sexta-feira em uma UTI após complicações de uma doença intestinal

Para aliviar as dores intensas decorrentes da condição, o comunicador foi submetido à morfina | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Evaristo Costa, popular jornalista brasileiro, que hoje reside na Inglaterra, foi internado às pressas na última sexta-feira (12) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a complicações da Doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal crônica.

“E minha ‘querida’ doença de Crohn me trouxe de novo para o médico com algumas complicações. E agora para a emergência de novo. Estão me perguntando se tenho dor. Sim, tenho fortes dores abdominais”, relatou Evaristo em seu perfil no Instagram.

Para aliviar as dores intensas decorrentes da condição, o comunicador foi submetido à morfina. A internação foi necessária após Evaristo Costa apresentar sintomas como diarreia, que em casos de doença de Crohn pode conter sangue, febre e perda de peso.

Um dos pontos levantados pelo jornalista em seu relato foi a baixa imunidade que a condição traz, que deixa o corpo mais sujeito a infecções, como uma que afetou sua perna recentemente. “Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e graves infecções”, esclarece.

“Dessa vez acabei surpreendido com uma sepse urinária. Ainda bem que me mexi a tempo e estou recebendo o tratamento adequado num hospital de excelência do NHS (gratuito)”, explicou em uma publicação. O ex-global descobriu que tem a Doença de Crohn há cerca de 4 anos: “Vê-se que ainda não aprendi como conviver e controlá-lo. Mas chego lá! Sigo com minha resistência imunológica na ‘sola do pé’.

Segue internado

Ainda que existam expectativas para uma alta hospitalar, essa ainda não é uma realidade para o jornalista brasileiro. Após a realização de exames e o controle dos sintomas, os médicos decidiram mantê-lo sob supervisão. “Por enquanto sigo sem previsão de alta, recebendo medicação intravenosa e a espera do efeito dos antibióticos e da remissão do Chron”, afirmou Evaristo.

Doença de Crohn

Essa condição crônica não tem cura e está entre os tipos mais comuns de doenças inflamatórias intestinais. Ela atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal. Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino, ela não manifesta uma razão específica para o desenvolvimento de seu quadro. Embora ela possa ocorrer em qualquer idade, o diagnóstico ocorre com mais frequência em adultos jovens (20 a 40 anos). Os sintomas, de acordo com o Ministério da Saúde, podem incluir:

  • febre;
  • diarreia;
  • cólica abdominal;
  • perda de peso;
  • sangramento retal.

Tratamento

Em geral, o paciente passa a conviver com diversos estágios de evolução do problema, nos quais a doença tende a ter ciclos de piora e melhora. Por isso, o tratamento é fundamental para controlar a evolução e garantir uma qualidade de vida satisfatória. Geralmente, o tratamento envolve a prescrição de medicamentos para reduzir os sintomas, controlar a evolução do quadro inflamatório e evitar complicações. Os mais adotados são imunossupressores e terapias biológicas.

O grau das intervenções varia de acordo com o grau da doença (leve, moderada ou grave). Na presença de casos graves com abcessos, é necessário drená-los. De acordo com a evolução do paciente, ele pode ser submetido a uma cirurgia, em especial quando há formação das chamadas fístulas ou obstruções intestinais.

Infelizmente, com o avanço da doença, ao menos parte dos pacientes costuma ser submetida a algum tipo de procedimento devido a complicações. Além disso, pacientes com a doença de Crohn são orientados a evitar alimentos ricos em fibras, gorduras, cafeína e excessivamente condimentados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES