Doenças transmitidas pelo beijo: sintomas, tratamentos e prevenção - 1. Mononucleose - doença do beijo

As doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são, na maioria, infecções por vírus, bactérias e fungos - 1. Mononucleose - doença do beijo

Slide 1 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1. Mononucleose - doença do beijo

A mononucleose, popularmente conhecida como doença do beijo, é uma doença infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr, que pode ser transmitida facilmente de pessoa para pessoa através da saliva, sendo comum de aparecer após beijar pessoas desconhecidas em festas, por exemplo.

Principais sintomas: os principais sintomas da mononucleose infecciosa são fadiga, mal-estar, dor no corpo e febre, que pode ser baixa ou chegar a 40ºC, dor de garganta e gânglios na região do pescoço, que duram entre 15 dias e 1 mês. Algumas pessoas podem ter uma variante mais intensa da doença, podendo haver dor intensa nas articulações, dor na barriga e manchas pelo corpo. 

Como tratar: o tratamento da mononucleose consiste na administração de medicamentos para controlar os sintomas, como dipirona ou paracetamol, repouso e ingestão de muitos líquidos. Não existe um medicamento específico para fazer a infecção passar mais rápido, podendo o vírus permanecer ativo por até 2 meses.

Prevenção: para prevenir a mononucleose, é recomendado evitar o compartilhamento de copos e talheres, por exemplo, além de evitar o contato próximo com pessoas infectadas pelo vírus da mononucleose.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 5
SEÇÕES