Dor de cabeça ou enxaqueca? Saiba como diferenciar

Saber suas principais diferenças pode trazer a você o alívio tão esperado.

dor de cabeça | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Só mais uma dor de cabeça, certo? Espera um pouco! Antes de enquadrar sua dor como apenas mais uma dor de cabeça, aprenda a distinguir os problemas. Saber suas principais diferenças pode trazer a você o alívio tão esperado.

Tipos e causas de dores de cabeça comuns

Existem muitos tipos diferentes de dores de cabeça, portanto, identificar a localização e a natureza de sua dor pode ajudar a determinar a causa. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

Dores de cabeça tensionais: a dor das cefaleias tensionais tende a se espalhar pelos dois lados da cabeça, geralmente começando nas costas e avançando lentamente. Esta é a forma mais comum de dor de cabeça. A fadiga ocular, o estresse e a fome são frequentemente causas de dores de cabeça tensionais e podem ser crônicas.

Dor de cabeça ou enxaqueca?

Sinusite: essas dores de cabeça costumam aparecer quando você está doente ou se sentindo congestionado. Eles são causados por inchaço nas passagens dos seios da face, resultando em dor atrás das bochechas, nariz e olhos. A dor costuma ser pior quando você acorda de manhã e se inclina para a frente.

Dores de cabeça intensas: essas dores de cabeça geralmente são muito dolorosas e ocorrem em “cachos”, o que significa que acontecem diariamente (geralmente ao mesmo tempo), às vezes até várias vezes por dia durante meses. Eles são o resultado da dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro devido à liberação de serotonina e histaminas. Eles podem ser causados por esforço físico, luzes fortes ou até mesmo altitude.

Enxaqueca: mais do que apenas uma dor de cabeça

Quando a maioria das pessoas ouve o termo enxaqueca, muitas vezes pensa em uma forte dor de cabeça. Mas as dores de cabeça são apenas um sintoma das enxaquecas e podem variar em gravidade e duração.

As mudanças na atividade cerebral afetam o sangue no cérebro e nos tecidos circundantes, causando uma série de sintomas. Além da forte dor de cabeça, quem sofre de enxaqueca pode sentir alguns ou todos os seguintes sintomas:

Náusea

Maior sensibilidade à luz, som ou cheiros

Tontura

Fadiga extrema

Um episódio de enxaqueca pode ocorrer em quatro fases diferentes, embora nem todos vivenciem todas as fases. As fases incluem:

Fase pródromo: às vezes chamada de fase pré-cefaléia, esta fase apresenta sintomas indolores que ocorrem horas ou dias antes da chegada da enxaqueca. Isso inclui alterações de humor, desejos por comida e rigidez do pescoço.

Fase da aura: as auras referem-se a distúrbios sensoriais que ocorrem antes ou durante uma enxaqueca. As auras podem afetar a visão, o toque ou a fala de uma pessoa, embora nem todas as pessoas que sofrem de enxaqueca apresentem auras. Exemplos de auras incluem visões turvas, pontos cegos que se expandem com o tempo, dormência no braço e fala arrastada ou confusa.

Fase da dor de cabeça: é quando a dor geralmente atinge e pode variar de leve a debilitante. A atividade física e a exposição à luz, som e cheiros podem piorar a dor. No entanto, algumas pessoas podem ter enxaqueca sem desenvolver dor de cabeça.

Fase pós-dromal: A fase final é quando a dor diminui. As pessoas podem se sentir exaustas, confusas ou indispostas de modo geral durante esta fase.

Causas da enxaqueca

Embora as dores de cabeça geralmente tenham causas facilmente rastreáveis, as enxaquecas têm gatilhos comuns, mas nenhuma causa. Se você sofre de enxaquecas, pode descobrir que certos fatores desencadeiam seu aparecimento.

Os gatilhos variam de pessoa para pessoa e podem incluir:

Mudanças de gênero e hormonais: as mulheres têm três vezes mais chances de sofrer de enxaqueca do que os homens. Brockman diz que os ciclos menstruais e as mudanças nos hormônios são um fator nas enxaquecas nas mulheres.

Alergias: também chamadas de rinite alérgica, as alergias causam irritação e inflamação no corpo. Como as enxaquecas estão associadas à inflamação dos vasos sanguíneos, as alergias são um gatilho conhecido para algumas pessoas.

História familiar e genética: pessoas com familiares que sofrem de enxaqueca têm maior probabilidade de desenvolver enxaquecas. Os cientistas descobriram uma mutação genética comum em pessoas com o tipo mais comum de enxaqueca.

Ambiental: esta categoria inclui uma ampla gama de fatores desencadeadores, como mudanças no clima, estresse, alimentos, cheiros e falta de sono.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES