Dor pouco conhecida pode apontar sinal de câncer de próstata; entenda

No Brasil, o número estimado de casos novos é de 71.730 casos, para cada ano do triênio de 2023 a 2025

Entre os homens, é o câncer mais incidente no Brasil e em todas as regiões, aponta o Instituto Nacional do Câncer (Inca) | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que 1 em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida? O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.

No Brasil, o número estimado de casos novos é de 71.730 casos, para cada ano do triênio de 2023 a 2025. O câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais frequentes de câncer no país. Entre os homens, é o câncer mais incidente no Brasil e em todas as regiões, aponta o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos, e histórico familiar, principalmente com casos de pai ou irmão com o câncer antes dos 60 anos. Outros fatores de risco também são excesso de gordura corporal, exposições frequentes a produtos carcinogênicos como aminas, arsênio, produtos do petróleo e outros.

Principais sintomas

  • dificuldade em urinar;
  • fluxo urinário fraco;
  • micção frequente (especialmente à noite);
  • sangue na urina ou no sêmen
  • desconforto na área pélvica.

Sintoma pouco relacionado ao câncer de próstata

Um sintoma pouco conhecido que também pode ocorrer é a dor lombar, que ocorre em caso de metástase para a coluna e a pelve. É claro que a dor lombar isolada não necessariamente é resultado do câncer. Ela pode ser causada por várias outras condições. Mas quando essa dor vem acompanhada de perda de apetite ou perda de peso não intencional deve ser motivo de investigação.

Diagnóstico difícil

O câncer da próstata é difícil de detectar, pois geralmente não causa dor ou outro sintoma nos estágios iniciais. A próstata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga e na frente do reto que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo. O diagnóstico do câncer de próstata pode variar em termos de complexidade, mas geralmente envolve uma combinação de exames clínicos, testes laboratoriais e, em alguns casos, biópsia.

Métodos de diagnóstico comuns

  • Exame de toque retal: os médicos podem realizar um exame de toque retal para avaliar o tamanho, a textura e a consistência da próstata. Embora muitos homens possam hesitar em fazer esse exame, é uma parte importante do diagnóstico.
  • Dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA): o PSA é uma substância produzida pela próstata e liberada no sangue. Um aumento nos níveis de PSA pode indicar problemas na próstata, incluindo o câncer. No entanto, o PSA também pode ser elevado devido a outras condições não cancerígenas.
  • Biópsia de próstata: se houver preocupações com base no exame de toque retal ou nos níveis de PSA, o médico pode recomendar uma biópsia de próstata para confirmar se há câncer. Durante esse procedimento, pequenas amostras de tecido da próstata são retiradas para análise em laboratório.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES