Dormir mal dobra risco de disfunção sexual nas mulheres

Um alerta para os médicos começarem a perguntar a seus pacientes sobre seu sono e funcionamento sexual.

sono | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dormir mal pode levar a uma vida sexual insatisfatória para muitas mulheres, descobriu um novo estudo. Na verdade, as mulheres que dormem mal tem quase o dobro de probabilidade de relatar problemas como falta de interesse ou prazer sexual do que as mulheres que dormiam muito, de acordo com o estudo publicado na quarta-feira (21) no Menopause: The Journal of The North American Menopause Society .

O sono ruim foi medido pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh , que faz perguntas sobre a capacidade de cair no sono, uso de medicação para dormir e sonolência diurna.

Sexo e sono devem ser discutidos (Foto: divulgação)

Em contraste, o estudo também descobriu que uma boa qualidade de sono estava associada a ter mais atividade sexual, um resultado que "não surpreende ninguém, certo?" disse a autora sênior, Dra. Stephanie Faubion, que dirige o Centro de Saúde da Mulher da Clínica Mayo.

"Se você colocar uma bandeja de sono e uma bandeja de sexo na frente de uma mulher cansada, ela vai escolher o sono todas as vezes", disse Faubion, que também é diretor médico da Sociedade Norte-Americana de Menopausa.

Esses resultados, ela acrescentou, devem ser um alerta para os médicos começarem a perguntar a seus pacientes sobre seu sono e funcionamento sexual. “Em um mundo ideal, toda mulher deveria ser questionada por seu provedor de cuidados primários sobre sua função sexual. Isso está acontecendo? Não, não está acontecendo”, disse Faubion.

"O sono pode ser algo mais fácil de perguntar, e um sono ruim está associado a muitos resultados negativos, como doenças cardiovasculares", acrescentou ela. "Se ela não está dormindo bem, isso leva você à próxima pergunta, porque a função sexual provavelmente também está sofrendo."

Não são apenas as mulheres que apresentam disfunção sexual devido ao sono insuficiente. Esse problema também afeta os homens.

Um estudo de 2009 descobriu que a apneia obstrutiva do sono - um distúrbio do sono potencialmente grave na respiração- estava ligada à disfunção erétil e a dificuldades sexuais mais globais nos homens. O sono interrompido também leva a um risco maior de disfunção erétil .

A apneia obstrutiva do sono também está ligada à disfunção sexual nas mulheres. A insônia, um distúrbio do sono comum entre elas, também pode ser um fator de risco para problemas sexuais.

Por outro lado, há uma série de razões pelas quais fazer sexo está relacionado a dormir melhor. Os orgasmos não são apenas relaxantes, que podem promover o sono, mas também resultam em um aumento de certos hormônios que ajudam a dormir em homens e mulheres após o sexo.

O que fazer?

Primeiro, não hesite em discutir questões sexuais e de sono com seu médico, disse Faubion. Embora a maioria das mulheres consiga identificar que sofre de um transtorno do humor, como depressão ou ansiedade, elas podem não perceber que estão lutando com outros problemas, como apnéia do sono ou uma necessidade incontrolável de mover as pernas, chamada de síndrome das pernas inquietas.

"Os parceiros das mulheres podem ajudá-las a identificar se estão roncando, acordando roncando e tossindo ou se estão chutando o parceiro a noite toda", disse Faubrion. As mulheres também podem fazer o possível para praticar uma boa higiene do sono. Aqui estão algumas dicas de especialistas:

Exercite-se, se possível fora

Tente fazer algum exercício, o que reduzirá o estresse acumulado e promoverá um sono melhor. Tente fazer isso do lado de fora - a luz do sol pode ajudar a restaurar seu relógio biológico. 

Prepare seu quarto para um sono ideal

Uma das primeiras tarefas é configurar seu ambiente de sono e estabelecer uma rotina relaxante de hora de dormir.

Cuidado com a dieta

Evite cafeína depois das 15 horas e alimentos gordurosos e picantes antes de dormir, para que o desconforto gástrico não o desperte enquanto estiver sonhando.

 Prepare-se para relaxar

Tomar um banho quente, ler um livro, ouvir música relaxante, meditar ou fazer alongamentos leves são boas opções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES