Drauzio Varella não disse que vacina da dengue causa câncer e muda o DNA

Na publicação falsa, está sobreposto um texto no vídeo que diz: “A vacina da dengue é transgênica, altera o DNA e causa câncer”

Drauzio Varella não disse que vacina da dengue causa câncer e muda o DNA | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É fake o vídeo em que o médico Drauzio Varella diz que a vacina contra dengue altera o DNA e causa câncer. A gravação foi recortada de um dos vídeos do canal do médico, nele Drauzio explica sobre a vacina contra a dengue, a Qdenga. Entretanto o vídeo que circula é editado e inserido de informações falsas.

Na publicação falsa, está sobreposto um texto no vídeo que diz: "A vacina da dengue é transgênica, altera o DNA e causa câncer. Vacina Qdenga transgênica. Veneno OGM: organismo geneticamente modificado", o que não é verdade, mas no vídeo foi modificado para dar este sentido.

O vídeo continua.  "Essa vacina, feita pelo laboratório Takeda, foi feita baseada na tecnologia do DNA recombinante. Ela não tem o vírus. Ela retira o DNA do vírus e por técnicas muito sofisticadas. O DNA usado foi do vírus 2 pra poder preparar a vacina. E, ao mesmo tempo, modificaram com os vírus 1, 3 e 4, por isso ela é capaz de proteger contra os 4 vírus da dengue", diz

Diferente do que sugere a publicação, o médico fazia referência ao DNA do vírus que causa a dengue, e não dos seres humanos que tomarem a vacina. A Qdenga é segura e há pouco tempo foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) a campanha de vacinação tem como foco crianças e adolescentes. O imunizante tem duas doses.

Vacina no Brasil

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Essa vacina foi aprovada para uso no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. A primeira remessa, com cerca de 757 mil doses, chegou ao Brasil no dia 20 de janeiro. Mais 568 mil doses estão previstas para chegar ainda no mês de fevereiro. Além disso, o Ministério da Saúde adquiriu mais 5,2 milhões de doses. Para 2025, a pasta já contratou nove milhões de vacinas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES