Duração, riscos, recuperação: entenda cirurgia que Lula fará na sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai realizar uma cirurgia no quadril nesta sexta-feira (29).

Lula fará cirurgia na sexta-feira | Cláudio Kbene/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai realizar uma cirurgia no quadril nesta sexta-feira (29). Trata-se de uma artroplastia, que é um procedimento cirúrgico para colocação de uma prótese no local, que vai substituir a cartilagem que está gasta. A cirurgia foi necessária após o presidente ter episódios de dores e comprometimento da mobilidade.

O procedimento cirúrgico deve demorar aproximadamente 2 horas e será realizado no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo. O período de recuperação do presidente deve durar aproximadamente 15 dias e, nesse período, Lula deve trabalhar da residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Como será o procedimento?

Na cirurgia, o médico vai fazer uma incisão na face lateral direita da coxa de Lula. O corte tem um tamanho de aproximadamente 15 centímetros e, através dele, chegará à região comprometida para preparar o local, retirando os tecidos doentes e colocando a prótese. O paciente costuma sair da cama horas depois do procedimento, em 70% dos casos, usando muleta ou andador. A recuperação costuma ser rápida.

Artrose de quadril

A artrose de quadril resulta em um desgaste da articulação formada pela junção da cabeça do fêmur com o acetábulo, osso da pelve que se liga ao fêmur. Segundo o ortopedista especializado em quadril do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Leandro Ejnisman, quando dois ossos como esses se encaixam, as cartilagens que os revestem tem a função de amortecedores, permitindo um movimento harmônico e indolor. 

"Essa cartilagem é muito espessa, mas, com o tempo, vai ficando desgastada. Algumas vezes, fica tão desgastada que começa a expor o osso", descreve o médico. O profissional explica que, apesar de não ter conhecimento detalhado do caso do presidente Lula, de modo geral, quando isso acontece, é comum que o paciente sinta dor e que, em muitos casos, tenha sua mobilidade reduzida. 

A artrose de quadril tem a dor como principal sintoma e ocorre com frequência na parte da frente do quadril e na região da virilha. Se a pessoa andar muito, ficar sentada por muito tempo ou se deitar sobre o lado dolorido, as dores costumam ter uma piora. Essas dores podem chegar à região da coxa da lateral da bacia, das nádegas e até da coluna.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES