Eclipse deste sábado pode cegar? Saiba danos à saúde que o fenômeno pode causar

Óculos de sol não funcionam para visualizar eclipses e podem causar danos na retina

Olhar diretamente para o sol pode resultar em cegueira ou visão prejudicada | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta tarde de sábado (14), o eclipse solar anular será visível em todo o Brasil. Um fenômeno como esse não é comum e não acontece sempre, com isso adquirimos o hábito de olhar para o céu sem se preocupar com quais efeitos isso pode ocasionar a saúde. Especialistas apontam que é necessário tomar alguns cuidados na hora de observar a “bola de fogo”.

"A grande questão nesses eclipses é que às vezes podemos olhar diretamente para o Sol e os riscos estão muito bem escritos na literatura de que podemos ter uma lesão, especialmente na mácula. Em casos extremos, a exposição pode levar até a cegueira", alerta Emerson Castro, oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês ao G1.

A condição pode ocorrer mesmo a exposição à luz solar direta for por apenas alguns segundos. Além disso, olhar diretamente para o sol pode resultar em cegueira ou visão prejudicada. Durante o eclipse solar total de 2017, uma jovem foi diagnosticada com retinopatia solar, danos na retina causados pela exposição à radiação solar, em ambos os olhos, depois de ver o eclipse com o que os médicos acreditavam serem óculos para eclipse que não atendiam aos padrões de segurança.

O que não pode?

  • óculos de sol de qualquer tipo
  • celulares (nada de gravar o eclipse)
  • placas de raio X
  • vidro fumê
  • câmeras e telescópios sem os filtros apropriados

O que pode?

Aqui estão algumas dicas e principais alternativas para uma observação do eclipse solar com as devidas precauções:  

  • Utilize óculos de eclipse solar 

Esses acessórios especiais são projetados para observar o sol diretamente. Eles têm uma densidade óptica suficiente para bloquear a luz solar de forma segura. Os óculos de sol comuns, mesmo aqueles com proteção UV, não são seguros para olhar diretamente para o sol.  

  • Evite métodos caseiros inseguros 

Jamais utilize instrumentos como óculos escuros comuns, filmes fotográficos, discos de CD e DVDs, óculos de sol polarizados, chapas de raio x, ou qualquer outro material que não seja especificamente feito para a visualização de um eclipse solar. Esses métodos não fornecem proteção adequada e representam riscos de danos permanentes à visão.  

  • Caso use telescópio ou binóculos 

Certifique-se de usar um filtro solar apropriado para o equipamento. Nunca olhe diretamente pelo telescópio ou binóculos sem o filtro solar, pois isso poderá ocasionar sérios danos aos olhos.

Próximos eclipses anulares

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico. O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES