Endometriose: confira as causas, sintomas e tratamentos da doença - Endometriose

A doença que atinge 8 milhões de brasileiras e continua intrigando os cientistas - Endometriose

Slide 1 de 6
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Endometriose

Fortes cólicas menstruais, fluxo irregular e intenso, dores durante a relação sexual e infertilidade são os principais sintomas de uma doença cujo o tempo médio para ser diagnosticada pode chegar a 10 anos. A endometriose, como é chamada, atinge cerca de 175 milhões de mulheres ao redor do mundo, o que corresponde a 10 ou 15% das que estão em idade reprodutiva.

Para a ginecologista e obstetra Rosa Maria Neme, diretora do primeiro centro de endometriose do Brasil, a informação é a chave para agilizar o diagnóstico e diminuir o sofrimento das pacientes que, só no Brasil, chegam a somar 8 milhões. “A doença é comum, mas poucas pessoas, inclusive da classe médica, conhecem e sabem identificá-la e tratá-la corretamente”, afirma Neme.

Pensando nisso, a especialista publicou em dezembro de 2018 o livro Endometriose: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Essa Doença Misteriosa (Oficina de Conteúdo, 144 páginas, R$ 59,90), que reúne em uma linguagem acessível as principais descobertas e informações sobre a doença. Saiba mais:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 6
SEÇÕES