Enem: professora dá dicas para afastar a ansiedade da véspera

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 5 e 12 de novembro

Enem acontece nos dia 5 e 12 de novembro | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exame Nacional do Ensino Médio está se aproximando. A prova, que é considerada a principal porta de entrada dos estudantes brasileiros ao Ensino Superior, acontece nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos seguintes, em todo o País. O primeiro dia da maratona de provas (5/11) será voltado para as áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já o segundo dia de provas (12/11) vai avaliar os conhecimentos dos candidatos nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Segundo a coach educacional e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Maria de Lurdes Zamora Damião, se o estudante se dedicou e estudou os conteúdos durante o ensino médio ou montou um cronograma das matérias nas última semanas e meses, a tendência é ir bem na prova.

“Agora, se não estudou até agora, o tempo é curto. Mas, ainda assim é possível revisar os conteúdos até o dia das provas. Comece fazendo a relação das matérias, de forma que as que considera mais desafiadoras sejam a primeiras da lista e as últimas sejam as que considera mais fácil. Essa será a ordem em que estudará, primeiro as mais desafiadoras e por último, quando já estiver cansado, as mais fáceis e, provavelmente as que mais gosta”, recomenda a coach.

A ansiedade da véspera

Para muitos estudantes brasileiros, o Enem envolve a única possibilidade de fazer o ensino superior, com excelentes pontuações para estudar em universidades públicas, ter uma bolsa de estudos de uma universidade privada de qualidade ou, posteriormente, por meio do Prouni. E por isso, a ansiedade pode tomar conta do candidato.

De acordo com a docente, nesse período, muitos estudantes enfrentam o medo do futuro, ou seja, são acometidos pela ansiedade, que é uma resposta normal do organismo humano a situações de estresse. Ser avaliado nos mobiliza, e o estresse e a ansiedade podem acionar a busca por preparar-se ou interferir em nosso emocional e nas atividades que realizamos, prejudicando nosso desempenho.  

Para quem está na ansiedade pela prova, a professora separou algumas dicas que podem ajudar na concentração nessa reta final:

– É interessante dar uma lida no edital para obter as informações e evitar transtornos;

– Fique atento aos horários e local, para calcular tempo de deslocamento no dia da prova;

– Lembre-se de deixar tudo planejado para os dias das provas, evitando atrasos ou esquecimento do documento, online ou físico, e os materiais necessários.

– Organize horários fixos para estudar todos os dias, utilize como orientação os temas a serem trabalhados em cada matéria;

– Desligue as notificações do celular e do notebook;

– Não caia na tentação de estudar uma só disciplina em cada dia, estude 3 ou 4 matérias por dia, dedicando em média 1 hora para cada tema;

– Se julgar interessante, utilize o método pomodoro (25 minutos de concentração intensa, seguidos de 5 minutos de pausa e descanso) para manter o foco;

– Se tiver dificuldade para ter foco, faça meditação ou algum exercício de atenção plena, como o Mindfulness – de preferência antes das provas, são excelentes para minimizar ansiedade.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES