Entenda a cirurgia de câncer de intestino realizada por Preta Gil

Preta Gil se recupera nesta quinta-feira (17) após passar por uma cirurgia para retirar um tumor no intestino, no Hospital Sírio-Libanês, Zona Sul da capital paulista

Cantora descobriu tumor no início de janeiro e desde então cada etapa em sua jornada contra o câncer | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta última quarta-feira (16), a cantora Preta Gil, de 49 anos, revelou aos fãs que passaria por uma cirurgia para a retirada de uma parte de seu intestino afetado pelo câncer. A cantora recebeu o diagnóstico de câncer colorretal no início do ano, e passou por sessões de quimioterapia e radioterapia para diminuir o tamanho do tumor antes da operação.

Um pouco antes do início da cirurgia, Preta Gil postou uma foto ao lado de seu filho, o também cantor Francisco Gil, e pediu boas energias aos seus seguidores. “Estou aqui cercada de amor, com meu filho ao meu lado e tantos amigos e familiares, estou grata e calma, muito confiante nos médicos, já Deus certo, receberei a energia e vibrações positivas de vocês, orem por mim”, postou Preta Gil no Instagram.

Nas redes sociais, Flora Gil, esposa de Gilberto Gil, disse que tudo ocorreu bem. "Logo Preta vai mandar notícias, mas por agora é só agradecer por ter corrido tudo bem e ter dado tudo certo. A fé realmente não costuma faiá como já dizia o pai de @pretagil", escreveu.

Como é feita a cirurgia de Preta Gil?

A cantora possuía um adenocarcinoma na porção final do intestino. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), há três possibilidades de cirurgias de retirada de tumores deste tipo, variando na recomendação conforme o tamanho do tumor. “A definição sobre a realização de qualquer um desses procedimentos parte da avaliação individual, do consenso da equipe multidisciplinar de médicos e da concordância do paciente e seus familiares”, detalha a SBCO no material informativo disponível em seu site.

Em todos os procedimentos, a parte do final do intestino, que fica mais próxima do reto, é removida. O que varia de uma operação para a outra é o tamanho da parte retirada e a forma como a incisão é feita, podendo ser pelo ânus ou pelo abdômen. Em geral, os pacientes tem de passar por uma colostomia temporária. O procedimento consiste no uso de uma bolsa coletora para as fezes, o exige uma série de cuidados específicos e a restrição de de algumas atividades para o paciente.

Descoberta

No dia 10 de janeiro, a cantora Preta Gil recebeu o diagnóstico de um câncer no intestino. Em entrevista ao Fantástico, em março, ela contou como enfrentou o diagnóstico e como se sentia. “Eu fui muito resignada. Entendi desde o primeiro momento que a vida estava me dando um sinal de alguma coisa. Nunca achei que isso era algo  que ia me derrubar. Entendi que era algo que ia me transformar". 

Preta relembrou que os sintomas começaram a aparecer quando estava celebrando a vida do pai, Gilberto Gil, aos 80 anos, em uma turnê internacional. “Passei mal em dois shows. Não consegui fazer um show em Berlim e um show na Inglaterra”, relembrou. “Nunca dei tanto valor à vida, à fé que me move. Quero a cada dia honrar ainda mais essa oportunidade de estar viva e de estar me curando. Uma doença que é grave, mas que não vai me derrubar, não vai me levar. Eu não vou morrer disso, tenho certeza que vou viver muito e a gente ainda vai celebrar muito”, contou Preta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES